TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”

Autores/as

  • Rejane dos Santos Silva
  • Marcílio Machado Pereira UFPI e UESPI
  • Glauber Lima Moreira UFPI - Universidade Federal do Piauí
  • Andre Riani Costa Perinotto UFPI - Universidade Federal do Piauí

Resumen

Resumo: O artigo discute a promoção de destinos turísticos através do cinema. Considera-se que o turismo é uma atividade ligada às imagens e que o cinema pode revelar de modo mais completo as imagens turísticas, ao pô-las em movimento. O estudo objetivou discutir o cinema como ferramenta para a promoção turística, bem como analisar o filme Sete Anos no Tibete sob o ponto de vista da divulgação de destinos turísticos. Dessa forma, a análise do filme priorizou os aspectos naturais e culturais das locações. A metodologia incluiu a aplicação de questionários com turistas que visitaram o complexo turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba/PI, para diagnosticar a possível influência da produção cinematográfica na escolha de destinos turísticos. Assim, a partir dos dados coletados verificou-se que o cinema é uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos.

Palavras-Chave: Turismo; Cinema; Imagem.

Biografía del autor/a

Rejane dos Santos Silva

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus de Parnaíba.

Marcílio Machado Pereira, UFPI e UESPI

Doutor em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e professor do Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí – UFPI e do Curso de Letras da Universidade do Estado do Piauí – UESPI.

Glauber Lima Moreira, UFPI - Universidade Federal do Piauí

Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE e Professor de espanhol do curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí – UFPI. 

Andre Riani Costa Perinotto, UFPI - Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Comunicação (Processos Midiáticos) pela UNISINOS; Mestre em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/UNESP; Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo SENAC/SP e Bacharel em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP. Professor Assistente 2 Efetivo (D.E) da UFPI – Universidade Federal do Piauí (Campus de Parnaíba/PI) Curso de Turismo.

Publicado

2011-12-20

Cómo citar

Silva, R. dos S., Pereira, M. M., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2011). TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 3(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117