TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
Abstract
Resumo: O artigo discute a promoção de destinos turísticos através do cinema. Considera-se que o turismo é uma atividade ligada às imagens e que o cinema pode revelar de modo mais completo as imagens turísticas, ao pô-las em movimento. O estudo objetivou discutir o cinema como ferramenta para a promoção turística, bem como analisar o filme Sete Anos no Tibete sob o ponto de vista da divulgação de destinos turísticos. Dessa forma, a análise do filme priorizou os aspectos naturais e culturais das locações. A metodologia incluiu a aplicação de questionários com turistas que visitaram o complexo turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba/PI, para diagnosticar a possível influência da produção cinematográfica na escolha de destinos turísticos. Assim, a partir dos dados coletados verificou-se que o cinema é uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos.
Palavras-Chave: Turismo; Cinema; Imagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).