Notas Etnográficas sobre Alteridade e Turismo em Israel / Ethnographic Notes about Alterity and Tourism in Israel

Authors

  • Thais Gaia Schüler Universidade Feevale

Keywords:

Turismo Religioso. Religious Tourism. Experiência Etnográfica. Ethnographic Experience. Turistas Brasileiros. Brazilian Tourists. Israel.

Abstract

RESUMO

O artigo apresenta uma reflexão sobre turismo e cultura, a partir da problematização central de existência de uma dissensão não evidente, de matriz cultural-religiosa, no contato entre os turistas brasileiros católicos observados, com prestadores de serviços turísticos israelenses na visitação a locais de interesse religioso e no uso da infraestrutura turística em Israel. É desenvolvido utilizando a observação-participante, privilegiando uma abordagem qualitativa e tendo por referencial teórico a antropologia nas sociedades complexas, de Eduardo Viveiros de Castro e Gilberto Velho (1978), bem como a etnografia em contextos urbanos, de José Guilherme Cantor Magnani (1996, 2002, 2003, 2009).  Tem como lócus de análise itinerários operados na marca Holy Land, com base empírica determinada pela práxis da autora no acompanhamento de grupos de turistas ao destino entre os anos de 2008 e 2010. O estudo mostra que o exotismo, enquanto elemento de atratividade turística, opera de forma ambígua: é fator de atratividade e, ao mesmo tempo, de dissidência no universo observado.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo Religioso. Experiência Etnográfica. Turistas Brasileiros. Israel.

 ABSTRACT

This paper presents a reflection about tourism and culture from the central problematization of the existence of a non-evident cultural-religious dissent in the contact between the Brazilian Catholic tourists observed with Israeli tourist service providers when visiting places of religious interest and in the use of tourist infrastructure in Israel. It is developed using participant observation, privileging a qualitative approach and having as a theoretical basis the anthropology in the complex societies by Eduardo Viveiros de Castro and Gilberto Velho (1978) and the ethnography in urban contexts by José Guilherme Cantor Magnani (1996, 2002, 2003, 2009). It has as locus of analysis the itineraries operated in the Holy Land brand, with an empirical basis determined by the author's praxis in accompanying groups of tourists to the destination between the years 2008 and 2010. The study shows that exoticism, as an element of tourist attractiveness, operates ambiguously: it is a factor of attractiveness and dissidence in the observed universe.

KEYWORDSReligious Tourism. Ethnographic Experience. Brazilian Tourists. Israel.

 

AUTORIA

Thais Gaia Schüler - Mestra. Bolsista CAPES/PROSUC no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais – Doutorado, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7666314271487163 Email: thaisschuler@yahoo.com.br

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 11 JUL 19. Aceito: 5 MAR 2020.

 

Author Biography

Thais Gaia Schüler, Universidade Feevale

Bolsista CAPES/PROSUC no Doutorado do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS - Brasil). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7666314271487163. Email: thaisschuler@yahoo.com.br.

Published

2020-05-02

How to Cite

Schüler, T. G. (2020). Notas Etnográficas sobre Alteridade e Turismo em Israel / Ethnographic Notes about Alterity and Tourism in Israel. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7544