O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição é original e inédita.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Não serão aceitos projetos que não apresentem os itens e a formatação apresentados no modelo disponibilizado.
Todas as assinaturas necessárias foram coletadas (Termo de Autoria e Autorização do Coordenador da Área - Formulário FR053)
Os termos (TCLE) ou justificativa para dispensa de TCLE foram anexadas.
O termo de sigilo e confidencialidade foi anexado.
O autor responsabiliza-se por iniciar sua pesquisa somente após a autorização do CEP-UCS, quando a pesquisa envolver seres humanos.
Diretrizes para Autores
A Direção de Ensino do Hospital Geral, o Núcleo de Apoio à Produção Científica (NAPC) e a Comissão Científica Editorial (COEDI) tornam pública as condições que regem o processo para a submissão de projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Residência Médica do Hospital Geral de Caxias do Sul.
O Núcleo de Apoio à Pesquisa Científica (NAPC) do Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) tem como objetivo oferecer apoio à produção, disseminação e utilização do conhecimento científico produzido no HG, dando suporte às atividades de ensino e pesquisa da Residência Médica.
O início do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do Residente só é autorizado após a aprovação pelo CEP/UCS. Antes do envio do projeto ao CEP/UCS, o residente deve submeter o projeto ao NAPC/COEDI. O tempo necessário para todos os ajustes é de aproximadamente 12 meses (6 meses NAPC/COEDI e 6 meses CEP/UCS).
Em concordância com orientador do trabalho, o NAPC está a disposição para auxílio ao residente em qualquer uma das etapas de execução do projeto: elaboração do projeto, protocolos relacionados à comissão de ética, análise de resultados (estatística) e publicação do trabalho em periódico.
INSCRIÇÕES
As inscrições dos projetos serão realizadas por meio do portal NAPC, disponível na URL https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/index. Adicionalmente, a documentação assinada deve ser entregue na secretaria de ensino.
Documentação
Os documentos necessários para a submissão do projeto estão disponíveis na plataforma online NAPC.
Estes documentos deverão ser anexados na página 2 ("Transferência do manuscrito") de uma "Nova Submissão".
Na página 2 ("Transferência do manuscrito") de uma "Nova Submissão"será necessário anexar o arquivo completo do projeto e os outros documentos necessários para a avaliação do projeto. Para anexar, escolha o documento no seu arquivo, clique em "Outros" e escolha qual documento será anexado. Após anexar o documento, clique em "Enviar".
Repita esses passos para anexar todos os arquivos necessários para avaliação do projeto.
É importante ressaltar que alguns destes documentos são dispensáveis, dependendo das características da pesquisa. Abaixo estão os documentos que podem ser solicitados pelo NAPC e pelo CEP-UCS.
4. TALE (Termo de assentimento livre e esclarecido para participantes da pesquisa menores de idade ou legalmente incapazes, se aplicável) Não é disponibilizado modelo devido às particularidades dos participantes.
5. TCLE para responsáveis legais (Termo de consentimento livre e esclarecido para responsáveis legais de participantes da pesquisa menores de idade ou legalmente incapazes, se aplicável)
O parecer do projeto é emitido via sistema de submissão de projeto em até 30 dias após a protocolação do sistema na secretaria de ensino do Hospital Geral. Ressalta-se que pode haver mais de uma rodada de revisão.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Ressalta-se que a aprovação do projeto pelo NAPC/COEDI não implica em autorização imediata para início das atividades. Etapas subsequentes são necessárias. Informações complementares poderão ser obtidas no Núcleo de Apoio à Produção Científica pelo email napc@ucs.br.
TIPOS DE PROJETOS DE PESQUISA ACEITOS NA RESIDÊNCIA MÉDICA HG
Projeto com coleta de dados:Podem ser estudos com ou sem intervenção, que avaliam dados de grupos de seres humanos (diretamente com o paciente ou dados em prontuários).
Relato de caso:Estudo que faz avaliação aprofundada de um caso específico de um paciente, incluindo todos os aspectos associados, como conduta e desfecho clínico.
Revisão de protocolo:Estudo que visa elaborar um protocolo para ser utilizado em serviço de assistência, incluindo revisão de dados prévios de literatura.
* Todos formatos devem ser submetidos ao COEDI-HG.
##section.default.title##
##section.default.policy##
Projeto com coleta de dados
O início do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do Residente só é autorizado após a aprovação pelo CEP/UCS. Antes do envio do projeto ao CEP/UCS, o residente deve submeter o projeto ao NAPC/COEDI. O tempo necessário para todos os ajustes é de aproximadamente 12 meses (6 meses NAPC/COEDI e 6 meses CEP/UCS).
O Fluxograma das atividades é apresentado na Figura 1.
Figura 1. Fluxograma de atividades para desenvolvimento de projeto de pesquisa no Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul
Relato de Caso
O início do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do Residente só é autorizado após a aprovação pelo CEP/UCS. Antes do envio do projeto ao CEP/UCS, o residente deve submeter o projeto ao NAPC/COEDI. O tempo necessário para todos os ajustes é de aproximadamente 12 meses (6 meses NAPC/COEDI e 6 meses CEP/UCS).
O Fluxograma das atividades é apresentado na Figura 1.
Figura 1. Fluxograma de atividades para desenvolvimento de projeto de pesquisa no Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul
Protocolo
O início do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do Residente só é autorizado após a aprovação pelo CEP/UCS. Antes do envio do projeto ao CEP/UCS, o residente deve submeter o projeto ao NAPC/COEDI. O tempo necessário para todos os ajustes é de aproximadamente 12 meses (6 meses NAPC/COEDI e 6 meses CEP/UCS).
O Fluxograma das atividades é apresentado na Figura 1.
Figura 1. Fluxograma de atividades para desenvolvimento de projeto de pesquisa no Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul
Política de Privacidade
O NAPC está comprometido em manter os mais altos padrões éticos a fim de garantir a qualidade e integridade dos trabalhos. Desse modo, possui os seguintes princípios:
A equipe editorial e de revisão da trabalham voluntariamente para manter a qualidade dos projetos e podem, a qualquer momento, apontar irregularidades que violarem direitos autorais ou apresentarem alguma forma de plágio.
A equipe editorial garante a confidencialidade dos trabalhos apresentados.
A equipe de revisão se compromete a tratar como confidencial o trabalho recebido para revisão e não deve usar as informações obtidas nesse processo para obter vantagem pessoal.
Os autores devem garantir que tenham escrito obras totalmente originais. Ao utilizarem outros materiais, fontes devem ser apropriadamente citadas. Qualquer tentativa de plágio resultará na rejeição do projeto.
O NAPC segue como base as diretrizes determinadas pelo código de conduta ética do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Assim, é imprescindível que todas as partes envolvidas as adotem, visando impedir quaisquer instâncias de comportamento antiético e más práticas nas publicações
O NAPC repudia todo tipo de plágio, falsificação de informações, fabricação de resultados, autoria indevida ou fantasma e qualquer outra espécie de fraude que ocasione prejuÍzo à ética cientÍfica. Ademais, endossamos as diretrizes para autores determinadas pela Comissão de Integridade do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÍfico e Tecnológico (CNPq), disponíveis aqui e a resolução institucional do CEPE/UCS sobre plágio (Resolução CEPE/UCS)