v. 11 n. 21 (2012): Comunicação e Organizações

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APRESENTAÇÃO

A ideia central desta edição era provocar uma reflexão sobre a Comunicação Organizacional, tema cada vez mais importante em nossos dias, na medida em que relações de trabalho e relações de produção ocupam largo espaço de tempo no cotidiano do homem. Seis pesquisadores se dispuseram a pensar conosco sobre o tema, em diferentes perspectivas, e somos gratos a eles. Mas recebemos, também, reflexões sobre outros temas, não menos importantes. Assim, nossos leitores têm, também, algumas abordagens sobre ideologia, redes sociais e literatura. Acompanhe a síntese dos artigos.

Em Personificação institucional e a participação da Souza Cruz na enunciação de direitos democráticos brasileiros, Raphael Silva Souza Oliveira Carvalho e Boanerges Balbino Lopes Filho estabelecem o tabagismo como tema de discussão mundial e exploram as tônicas discursivas que possibilitam o entendimento da comunicação como fator de personificação institucional. O estudo se viabiliza a partir da análise do discurso de textos institucionais veiculados pelo site oficial da Souza Cruz, maior produtora brasileira de tabaco.

Com Responsabilidade Social Empresarial no Brasil: atores e valores em transição, Luciana de Oliveira apresenta o movimento em torno da grande difusão do tema, principalmente em nosso País, a partir de estudo de caso do Instituto Ethos e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

No artigo Comunidades de Prática: reflexões a partir da comunicação e da cultura organizacional, Jane Rech, Ana Cristina Facchinelli e Silvana Padilha Flores discutem a temática das Comunidades de Prática, nos processos comunicacionais, em relação às práticas socioculturais e às relações de poder desenvolvidas no ambiente organizacional.

Cristine Kaufmann e Valdir José Moriga, autores de Tecendo o encontro entre diferentes saberes: a comunicação no contexto de uma usina de triagem de lixo,discutem “a comunicação que ganha vida nas práticas cotidianas”, ao apresentarem os percursos de pesquisa que evidenciaram a riqueza e a peculiaridade do processo de comunicação no contexto da Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro (Atut).

A edição conta, também, com o artigo Composição visual na linguagem publicitária: a fronteira entre os sistemas off-line e online, de Amanda Garcia e João Batista Freitas Cardoso. O estudo busca as especificidades da estrutura compositiva nos sistema off-line e online e aponta as características compartilhadas por ambos. O objeto de estudo foram peças da campanha de lançamento do carro Suzuki – SX4. O estudo das características presentes nos dois sistemas, os autores recorreram à semiótica da cultura.

Valores de Consumo e narrativas publicitárias das marcas: o caso da Pepsi, de Damaris Strassburger e Juliana Petermann, propõe uma reflexão sobre o valor como elemento constituinte de toda narratividade. Usando o Mapa Semiótico de Valores de Consumo, desenvolvido por Semprini (1995), e apoiadas na semiótica de inspiração greimasiana, as autoras buscam identificar as valorizações oferecidas pela marca Pepsi em comerciais audiovisuais veiculados em 2009 e 2010.

Utilização de fontes oficiais na divulgação de fatos políticos a serviço da ideologia dominante, artigo produzido por Beatriz Dornelles e Geórgia Pelissaro dos Santos, busca evidenciar o posicionamento da jornalista Rosane de Oliveira, responsável pela coluna política com maior influência no estado e publicada pelo jornal Zero Hora. O artigo analisa os três primeiros meses do governo Yeda Crusius (PSDB, 2007) e os três primeiros meses do governo Tarso Genro (PT, 2011).

Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010via redes sociais. O artigo, assinado por André Zambam de Mattos e Miriam de Souza Rossini, analisa a campanha Responses, para o sabonete Old Spices, um exemplo que não apenas apela para diversas mídias, mas cria histórias que transitam, que transpassam e que se complementam por meio do transmidia storytelling.

Percursos históricos da produção do gênero telenovela no Brasil: continuidade, rupturas e inovações, de Renata Maldonado Silva, historiciza a constituição do gênero no Brasil; analisa as formas narrativas que contribuíram para sua constituição; e reflete sobre como o gênero novela foi apreendido por diferentes tecnologias da comunicação até chegar ao formato televisivo.

Crônicas de Paulo Ribeiro: algumas manifestações jornalístico-literárias, Marcell Bocchese e Lisana Bertussi. De que forma a crônica pode ser considerada um gênero fronteiriço entre o jornalismo e a literatura? Com o intuito de responder a essa questão, os autores fazem um estudo teórico sobre os três conceitos (jornalismo, literatura e crônica) e o aplicam na análise de três crônicas do livro Quando cai a neve no Brasil.

Curso de Relações Públicas da UFSM: apontamentos sobre os currículos (1972-2011), de Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Valmor Rhoden e Rosane Rosa, uma série histórica de cinco currículos do referido curso, evidenciando esforços em contemplar a universidade como bem público, assumindo o desafio da responsabilidade social do curso. O artigo destaca, também, questões sociais, políticas e institucionais como fatores influenciadores das alterações apontadas.

Dra. Marlene Branca Sólio
Editora

Publicado: 2013-02-28