Percursos históricos da produção do gênero telenovela no Brasil: continuidade, rupturas e inovações
Palavras-chave:
telenovela, história, culturaResumo
Este artigo busca historicizar a constituição do gênero telenovela no Brasil, buscando aprender sua relevância social como um dos mais importantes programas populares de entretenimento. Pretende-se, ainda, analisar as formas narrativas que influenciaram no seu processo de constituição como o romance, o melodrama e o folhetim. Além disso, propõe-se a discutir como o gênero foi apreendido pelas diferentes tecnologias da comunicação existentes até atingir o seu formato televisivo atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).