Utilização de fontes oficiais na divulgação de fatos políticos a serviço da ideologia dominante

Autores

  • Beatriz Corrêa Pires Dornelles PUCRS
  • Geórgia Pelissaro dos Santos

Palavras-chave:

Fontes, Definidores primários, Newsmaking, Jornalismo político, Coluna política

Resumo

Esta pesquisa preocupa-se em investigar o posicionamento da jornalista Rosane de Oliveira, à frente da coluna política de maior influência no Estado, publicada pelo jornal Zero Hora: a “Página 10”. A metodologia utilizada foi a análise quali-quantitativa das fontes citadas na coluna para a divulgação dos acontecimentos políticos no Rio Grande do Sul. O período de estudo considerou os três primeiros meses de governo de Yeda Crusius (PSDB, 2007) e os três primeiros meses do governo Tarso Genro (PT, 2011), adversários que se enfrentam há décadas. A pesquisa tem como justificativa a histórica desconfiança de militantes gaúchos em relação ao controverso posicionamento de imparcialidade da sessão em análise.

Biografia do Autor

Beatriz Corrêa Pires Dornelles, PUCRS

Professora Drª do programa de Pós-Graduação da Faculdade de comunicação Social da PUCRS. Pós-doutorado em Jornalismo, pela Universidade Fernando Pessoa/Portugal.

Downloads

Publicado

2013-02-28

Como Citar

Dornelles, B. C. P., & Santos, G. P. dos. (2013). Utilização de fontes oficiais na divulgação de fatos políticos a serviço da ideologia dominante. Conexão - Comunicação E Cultura, 11(21). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/1372

Edição

Seção

Conexão - Artigos