Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais

Autores

  • Miriam de Souza Rossini UFRGS
  • André Zambam de Mattos UFRGS

Palavras-chave:

publicidade, transmídia, storytelling, narrativa, microblogging, Old Spice, Cannes Lions

Resumo

Twitter, Youtube, Facebook, blogs e outras mídias atuais vêm ocupando, notadamente, uma posição de relevo nas estratégias publicitárias. O International Creativity Festival, reconhecido como o mais famoso e vanguardista festival do setor, tem percebido e premiado campanhas que, mais do que trabalharem uma comunicação integrada utilizando diversas mídias, criam histórias que transitam, que transpassam e que se complementam através do chamado transmídia storytelling. É o caso da campanha “Responses”, para o sabonete Old Spice, objeto de análise neste artigo. O filme comercial da marca para televisão, premiado em 2010, teve sobrevida online e foi, em seguida, multiplicado em inúmeras narrativas transversais baseadas na criação interativa do público e no sentimento de communitainement. Tais ações, por sua vez, renderam mais prêmios em Cannes, em 2011.

Biografia do Autor

Miriam de Souza Rossini, UFRGS

Doutora em História pela UFRGS e Mestre em Artes/Cinema pela USP

André Zambam de Mattos, UFRGS

Mestrando do Curso de Comunicação e Informação na FABICO-UFRGS

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Publicado

2013-02-28

Como Citar

Rossini, M. de S., & Mattos, A. Z. de. (2013). Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais. Conexão - Comunicação E Cultura, 11(21). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/982

Edição

Seção

Conexão - Artigos