v. 14 n. 27 (2015): Narrativas Jornalísticas e Novos Paradigmas Sociais

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APRESENTAÇÃO Mais do que em qualquer tempo, a comunicação está no centro de todo acontecimento, na sociedade contemporânea. Funda-se como ciência; atua como meio; traduz-se na condição de objetivo. Perpassa os campos do cultural, do político, do econômico e por se materializar pelo discurso, dá ao sujeito a condição de inserção no social, a condição de fazer laço, sem o que, ele, simplesmente, não se funda. É importante pensar com Morin (2002) sobre a complexidade e a interdependência, na medida em que não podemos determinar com segurança se a sociedade da informação modificou a comunicação ou se essa mesma comunicação modificou a sociedade – agregando-lhe o status de sociedade da informação. Ao fim e ao cabo, estão postas uma nova sociedade e uma nova comunicação, sustentadas, ambas, em processos tecnológicos, que, por sua vez, modificam os conceitos de tempo e espaço, o cenário do social, do político, do econômico. Isso leva, obviamente, a novas narrativas e a novo impasse, também ele indissolúvel: A mudança paradigmática traz novas narrativas ou as narrativas decorrentes do novo cenário inauguram um novo paradigma (ou, quem sabe, novos paradigmas)? Exageramos nas dúvidas e questões? Talvez, sim. Temos, porém, uma certeza: a positividade de respostas que acompanhou os últimos tempos não foi capaz de nos garantir certezas, o que por si traduz um belo aprendizado. A hora é a das questões, e a incerteza é o lugar da resposta. Nesse sentido, foi que a Conexão pensou seu dossiê temático da edição que chega aos leitores: “Narrativas jornalísticas e novos paradigmas sociais”, que encontrou eco nos três primeiros trabalhos descritos logo a seguir. Os demais trabalhos acolhidos, embora dissociados do tema proposto, revela-se uma rica contribuição para refletir e desenhar o estado da arte da Comunicação Social, campo complexo, híbrido, dinâmico e, por isso mesmo, extremamente desafiador. Anelise Angeli De Carli e Ana Taís Martins Portanova Barros contribuem para a edição com “Imaginário: uma contribuição teórico-metodológica para os Estudos de Jornalismo”. O artigo apresenta uma introdução às metodologias e perspectivas da Escola de Grenoble no sentido de contribuir como abordagem para os Estudos de Jornalismo. Retoma e descreve as principais definições da Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand e realiza exercício de aproximação dessas compreensões com práticas do campo jornalístico, mais especificamente, da produção noticiosa. Em “As duas faces de uma mesma prática: relações possíveis entre Jornalismo diversional e Jornalismo literário”, Francisco de Assis sinaliza as possíveis relações entre os conceitos Jornalismo diversional e Jornalismo literário, não raramente tomados como sinônimos e quase sempre separados por aspectos não correspondentes ao que se percebe na prática – discussão fundada em pesquisa bibliográfica. Considerando reflexões de autores pautados por diferentes perspectivas, o artigo defende que o termo diversional se configura como gênero, com forma orientada ao cumprimento de uma função, enquanto o termo literário configura uma técnica narrativa, da qual se valem os repórteres quando põem em prática matérias diversionais e informativas a um mesmo tempo. O artigo “Turismo midiatizado: O que é notícia nos destinos turísticos apresentados pelo Jornal Hoje, da Rede Globo?”, de Lauro Almeida de Moraes, José Manoel Gonçalves Gândara e Gustavo Pereira da Cruz, estuda o espaço exclusivo dedicado ao turismo desde 2008 pelo Jornal Hoje (JH). Os autores buscam, com o trabalho, desvendar o interesse em discriminar o que mais interessa ao referido jornal nos destinos turísticos apresentados pelo quadro “Tô de folga” (TDF). O trabalho parte de 44 reportagens, exibidas em 2010, e de observação participante, fazendo uso da Análise de Conteúdo, complementada com a técnica metodológica do emparelhamento. Em “Reflexões teóricas sobre a produção científica: métodos de pesquisa social na área dos estudos de comunicação” Fernanda Castilho, Érica Nering e Mateus Yuri Passos apresentam uma discussão sobre a produção acadêmica na área de comunicação e a utilização de métodos que a validam cientificamente. Partem da hipótese de que o foco mercadológico dado nos cursos das habilitações da Comunicação Social deixa de lado, muitas vezes, disciplinas com foco na produção acadêmica, o que gera defasagem na formação científica de futuros pesquisadores. Falam sobre estágios da produção do conhecimento no paradigma científico: revisão bibliográfica, análise teórica, análise empírica, proposição/validação de uma metodologia, proposição/validação de uma teoria; em seguida tecem um panorama sobre algumas das metodologias mais utilizadas e os principais teóricos que embasam esses procedimentos. Por fim, apresentam algumas ideias iniciais sobre a aplicação metodológica no contexto da pós-modernidade. No artigo “Dança, identidade, universidade: as danças circulares no grupo Mana-Maní, em Belém, Brasil”, Fabio Fonseca de Castro e Lucivaldo Baía Costa desenvolvem uma abordagem etnográfica das danças de roda do grupo cultural Mana-Maní, em Belém do Pará (Brasil), discutindo como as danças circulares, nas sociedades contemporâneas, contribuem para a formação de sentidos comunitários e identitários. O trabalho foca, particularmente, a produção do vínculo social empático como fator motivador de referenciais éticos e políticos para a formação da tipificação identitária. Nesse sentido, os autores indagam como a proposta de fusão entre elementos universais e locais, desenvolvida pelo grupo Mana-Maní, se insere nas práticas culturais contemporâneas de produção de sentidos cosmopolitas híbridos. O trabalho mostra como danças e musicalidades presentes em populações tradicionais amazônicas são apropriadas pelo grupo e constituem ideais comunitários e de produção de sentidos políticos para o local, em seu diálogo com o universal. Com “Fotografia, mediações e mitos: um olhar cultural para o caso Adeus”, Vinicius Guedes Pereira de Souza e Fernanda Mauricio da Silva refletem sobre o modo de transformação da fotografia Adeus, de autoria de Roosevelt Cássio, em imagem-símbolo da desocupação da área conhecida como Pinheirinho, a partir de sua apropriação como mito. O artigo pretende evidenciar como, no processo de apropriação da imagem, seus significados se descolam do acontecimento e surgem novos sentidos incorporados ao circuito cultural como símbolo de luta política. O artigo buscou uma articulação entre os estudos de imagem e o mapa das mediações proposto por Jesús Martín-Barbero, discutindo especialmente as relações entre fotografia, matrizes culturais, ritualidade e socialidade. “Ciberterritórios e masculinidades: o papel do discreto no aplicativo Scruff”, produzido por Daniel Gevehr Keller, Denise Castilhos de Araújo e Aline Corso parte do pressuposto de que as relações digitais constituem, ainda, campo de pesquisa relativamente novo comparativamente aos séculos de estudo nas áreas de antropologia social. No entanto, segundo os autores, as dinâmicas que permeiam esse espaço se mostram influenciadas pela mesma normatividade que rege as relações do universo material, gerando correspondências comportamentais. Criar análises a partir das representações de gênero no espaço virtual é complementar as análises realizadas nos demais ambientes sociais. Assim, o artigo busca compreender como se dá a normatividade sobre as representações masculinas em aplicativos móveis e se empenha em entender de que forma a característica do “ser discreto” torna-se um ponto positivo para o homem homossexual, como forma de reforçar as características do masculino padrão. No artigo “A comunicação no contexto da racionalização do trabalho: um estudo das prescrições de relações públicas difundidas pelo Idort”, Claudia Nociolini Rebechi analisa as prescrições de relações públicas no que tange ao processo de racionalização do trabalho, que prevaleceu em grande parte do século XX. A reflexão integra pesquisa de doutorado que estudou as prescrições de comunicação produzidas e propagadas a partir do discurso do Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort), abordando a relação entre os ditames de relações públicas e os princípios da racionalização do trabalho assumidos pelo Idort, entre 1930 e 1960, no Brasil. Ramon Bezerra Costa e Fernando do Nascimento Gonçalves contribuem com esta edição de Conexão publicando o artigo “Comunicação, construção de vínculos sociais e confiança no Couchsurfing”, cujo objetivo central é refletir sobre o fenômeno da construção de vínculos sociais emergentes e da confiança entre pares no Couchsurfing – site que oferece serviços de hospitalidade gratuitos e no qual desconhecidos podem receber viajantes em sua casa ou se hospedar na residência de outras pessoas. A metodologia utilizada inspira-se na Teoria do Ator-Rede (Bruno Latour) e no Método Cartográfico (Deleuze e Guattari), e as reflexões têm como base empírica a primeira experiência de hospedagem de um dos autores, além de relatos de participantes. Marcos Palacios resenha “Uma relação perigosa [Simone Beauvoir e Jean Paul Sartre”, obra de Carole Seymour-Jones, traduzida por Cássio de Arantes Leite e publicada pela Record Editora Ltda. Dra. Marlene Branca Solio Editora PRESENTATION More than ever, communication is the center of everything in contemporary society. It was founded as a science; it acts as means; translates itself as the objective’s condition. It permeates the cultural, political and economic fields, and because it is materialized by speech, it gives the subject the conditions for social insertion, bond making, as without it, it simply does not start. It is important to think as Morin (2002) about the complexity and interdependency, as we can’t safely determine if the information society has modified communication or if that same communication has modified society – giving it the status of information society. In the end, after all, there is a new society and a new communication, both supported by technological processes that modify the concepts of time and space, the social, political and economic scene. This obviously leads to new narratives and a new impasse, also indissoluble. Does the pragmatic change bring in new narratives or the narratives from a new scene open a new paradigm (and who knows, maybe brand new paradigms)? Have we exaggerated in doubts and questions? Maybe yes. Yet, we are sure that the positivity of the answers that has been with us lately was not able to ensure certainty, and that by itself is great knowledge. It is the question’s time, and the uncertainty is where the answers lay. That is one of the reasons why Conexão elaborated a thematic dossier that comes to the reader: Journalistic narratives and new social paradigms, which found echo in the first three works described next. The other included works, although dissociated from the main theme, reveal themselves as a rich contribution to reflect and paint the state of Social Communication art, a complex, hybrid and dynamic field, and because of that, extremely challenging. Anelise Angeli De Carli and Ana Taís Portanova Barros contribute to the issue with Imaginary: a theoretical and methodological contribution to the Journalism Studies. The article presents an introduction to Grenoble School’s methodologies and perspectives contributing to the journalism studies. It recalls and describes the main definitions from Gilbert Durand’s theory of the Imaginary, and approaches these comprehensions with practices from the journalistic field, specifically news production. In Two faces of the same practice: possible relations between diversional journalism and literary journalism, Francisco de Assis points possible relations between the definitions of new Journalism and diversional Journalism, frequently taken as synonyms and always split by noncorresponding aspects from practices – discussion found in bibliographic research. Considering interpretations from authors with different perspectives, the article stated the term diversional configures itself as a genre, with form orientated to fulfill a function, while the term new configures a narrative technique, which reporters use when putting in practice articles that are diversional and informative at the same time. The article Mediatized tourism: what is news on touristic destinations presented by Jornal Hoje, of the Globo television network?, from Lauro Almeida de Moraes, José Manoel Gonçalves Gândara and Gustavo Pereira da Cruz, studies the exclusive space dedicated to tourism in Jornal Hoje (JH) since 2008. With this work, the authors search what matters most to the program in its selected tourism destinations presented in the section “Tô de Folga”(TDF). The work starts with the 44 reports, aired in 2010, making use of content analysis, complemented with the methodological technique of pairing. In Theoretical thoughts on the making of science: social research methods in the communication studies field, Fernanda Castilho, Érica Nering and Mateus Yuri Passos present a discussion about the academic production and the utilization of methods that validate it scientifically in the communications field. They start with the hypothesis that the focus on market in Social Communication courses leaves behind classes focusing on academic production and research, generating a discrepancy in the scientific formation of future researchers. They talk about knowledge production phases in the scientific paradigm: bibliographic review, theoretical analysis, empirical analysis, proposing/validating a methodology, proposing/validating a theory; next, they weave a panorama about some of the most used methodologies and the main scholars who adopted those methods. Finally, they present some initial ideas about methodological applications in a postmodern context. In the article Dance, identity, universality: circular dances in Mana-Maní group, Belém, Brazil, Fabio Fonseca de Castro and Lucivaldo Baía Costa developed an ethnographic approach on cultural group Mana-Maní’s roundelay dances, in Belém do Pará ( Brazil), discussing how roundelay dances contribute to the formation of community and identity values in contemporary societies. The work focuses, particularly, in the creation of social empathic bonds as motivating factors in ethical and political references in the formation of a typical identity. In that sense, the authors inquire how the merge of local and universal elements proposal developed by the Mana-Maní group places itself in contemporary cultural practices of hybrid cosmopolitan senses production. The work shows how dances and musicality present in traditional Amazon rainforest’s population are appropriated by the group and represent community and political sense development ideals to the site in its dialog with the universal. With Photography, mediations and myths: a cultural look at the case goodbye, Vinicius Guedes Pereira de Souza e Fernanda Mauricio da Silva think over Roosevelt Cássio’s Adeus picture, starting from its establishment as a myth, and its transformation into a picture-symbol of vacating the area known as Pinheirinho. The article wishes to evidence how its meanings detach from the event, as new meanings incorporated to the cultural circuit as a political fight symbol emerge from the image appropriation process. The article sought an articulation between image studies and the measurement map suggested by Jesús Martín-Barbero, discussing the relationships between photography, cultural matrixes, rituality and sociality. Cyberterritory and masculinities: the role of “discreet” in Scruff app, produced by Daniel Gevehr Keller, Denise Castilhos de Araújo and Aline Corso starts from the assumption that digital relationships still make a relatively new field of study, compared to centuries of studies in social anthropology and its areas. However, according to the authors, the dynamics which permeate this field show influences from the same normativity that govern the relationships in the material world, generating behavioral correspondences. Creating analysis from the genre representations in the virtual world is complementing the analysis done in the other social environments. Thus, the article wishes to comprehend how the normativity of male representations happens in mobile apps and seeks to understand in which way the “discrete being” characteristic becomes a positive point for a homosexual man as a way of reinforcing the standard male characteristics. In the article The communication in the context of the rationalization of work: a study of the prescriptions of public relations disseminated by Idort, Claudia Nociolini Recechi analyses public relations prescriptions regarding the work rationalization process, which prevailed in great part of the 20th century. The work integrates a PhD research which studied communication prescriptions produced and spread from Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort) speeches, addressing the relationship between public relations precepts and the work rationalization principles adopted by Idort between 1930 and 1960 in Brazil. Ramon Bezzera Costa and Fernando do Nascimento Gonçalves contribute this Conexão issue publishing the article “Communication and the construction of trust and social, whose main objective is think over the emerging social bond construction phenomenon, and the trust between pairs in Couchsurfing – a website that offers free hospitality services in which strangers can welcome travelers in their homes or stay at someone else’s. The methodology used is inspired by the Actor-network theory (Bruno Latour) and the Rhizome (Deleuze and Guattari), and uses one of the author’s first hosting experience as empirical basis, along with descriptions from participants. Marcos Palacios reviews A dangerous relationship: Simone Beauvoir e Jean Paul Sartre”, a work from Carole Seymour-Jones, translated by Cássio de Arantes Leite and published by Record Editora Ltda. Dr Marlene Branca Solio Editor
Publicado: 2015-09-04