Ciberterritórios e masculinidades: o papel do “discreto” no aplicativo Scruff
Palavras-chave:
Cibercultura, Ciberterritório, Masculinidades, Normalização, Scruff.Resumo
As relações digitais ainda constituem um campo de pesquisa relativamente novo se comparado aos séculos de estudo nas áreas de antropologia social. No entanto, as dinâmicas que permeiam este espaço se mostram influenciadas pela mesma normatividade que rege as relações do universo material, criando correspondências comportamentais. Criar análises acerca das representações de gênero no espaço virtual complementam as análises realizadas nos demais ambientes sociais. Assim, se busca compreender como se dá a normatividade sobre as representações masculinas em aplicativos móveis. Também se empenha em entender de quais formas a característica do “ser discreto” torna-se um ponto positivo para o homem homossexual, como forma de reforçar as características do masculino padrão. Para a realização do estudo, se aplicou um questionário online aos usuários do aplicativo Scruff, com o intuito de identificar as representações do gênero masculino materializadas também no ambiente virtual.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).