Comunicação, construção de vínculos sociais e confiança no Couchsurfing
Palavras-chave:
couchsurfing, vinculação social, confiança.Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o fenômeno da construção de vínculos sociais emergentes e da confiança entre pares no Couchsurfing, um site que oferece serviços de hospitalidade gratuitos, segundo o qual desconhecidos podem receber viajantes em sua casa ou se hospedar na residência de outras pessoas. A metodologia utilizada inspira-se na Teoria do Ator-Rede de Bruno Latour e no Método Cartográfico de Deleuze e Guattari, e as reflexões têm como base empírica a primeira experiência de hospedagem de um dos autores, além de relatos de participantes. Inicialmente, apresenta-se o Couchsurfing e as questões que se pretende discutir. Em seguida, é descrito o relato de campo e finalmente analisa-se a construção dos vínculos emergentes e da confiança como uma problemática comunicacional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).