Fotografia, mediações e mitos: um olhar cultural para o caso Adeus

Autores

  • Vinicius Guedes Pereira de Souza Universidade Paulista - UNIP
  • Fernanda Mauricio da Silva Universidade Paulista - UNIP

Palavras-chave:

Fotografia. Mito. Mapa das mediações. Pinheirinho.

Resumo

O presente artigo reflete sobre o modo de transformação da fotografia Adeus, de autoria de Roosevelt Cássio, em imagem-símbolo da desocupação da área conhecida como Pinheirinho a partir de sua apropriação como mito. O que este artigo pretende evidenciar é que, no processo de apropriação da imagem, seus significados se descolam do acontecimento (a desapropriação do Pinheirinho) e se criam novos sentidos, que entram no circuito cultural como símbolo de luta política. Assim, o artigo busca uma articulação entre os estudos de imagem e o mapa das mediações proposto por Jesús Martín-Barbero, discutindo, em especial, as relações entre a fotografia, as matrizes culturais, a ritualidade e a socialidade.

Biografia do Autor

Vinicius Guedes Pereira de Souza, Universidade Paulista - UNIP

Doutorando em Comunicação pela UNIP, São Paulo (início em 2012), Mestre em Comunicação pela UNIP, São Paulo (2010), Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1992) . Professor do Celacc-ECA-USP. Pesquisador do Alterjor-ECA-USP e Mediações Telemáticas em Grupos Sociais - UNIP. Fotógrafo, jornalista e documentarista independente. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotojornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, fotografia, jornalismo, mídia alternativa, grande mídia memória e imaginário. Mais informações em http://www.mediaquatro.com

 

Revisão ortográfica e ABNT: Denise Gomide (gomide.denise@gmail.com) - Lattes em http://lattes.cnpq.br/7595549861083255

 

Fernanda Mauricio da Silva, Universidade Paulista - UNIP

Doutora (2010) e mestre (2005) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista. Foi bolsista recém-doutor (segundo edital Nº 001/2010 - MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP) no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (2011-2012), com projeto intitulado "História cultural de talk shows brasileiros", financiado pelo CNPq. Realizou estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III, sob orientação do professor Dr. François Jost. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise do Telejornalismo (UFBA) desde 2001. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, talk shows, análise da conversação, teorias do jornalismo, história da televisão e do jornalismo, metodologia científica.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Souza, V. G. P. de, & Silva, F. M. da. (2015). Fotografia, mediações e mitos: um olhar cultural para o caso Adeus. Conexão - Comunicação E Cultura, 14(27). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3132