Dança, Identidade, Universalidade: As Danças Circulares no Grupo Mana-Maní, em Belém, Brasil

Autores

  • Fabio Fonseca de Castro Universidade Federal do Pará
  • Lucivaldo Baía Costa UFPA

Palavras-chave:

danças circulares, Amazônia, intersubjetividade, comunidade, identidade

Resumo

O artigo parte de uma abordagem etnográfica das danças de roda desenvolvidas pelo grupo cultural Mana-Mani, em Belém do Pará (Brasil) para discutir como as danças circulares, prática cultural em franca expansão, nas sociedades contemporâneas, contribuem para a formação de sentidos comunitários e identitários. Discute-se, particularmente, a produção do vínculo social empático como fator motivador de referenciais éticos e políticos para a formação da tipificação identitária. Nesse sentido, indaga-se como a proposta de fusão entre elementos universais e locais, desenvolvida pelo grupo Mana-Mani, se insere nas práticas culturais contemporâneas de produção de sentidos cosmopolitas híbridos. Procura-se discutir, assim, como danças e musicalidades presentes em populações tradicionais amazônicas são apropriadas pelo grupo e passam a constituir ideais comunitários e de produção de sentidos políticos para o local, em seu diálogo com o universal.

Biografia do Autor

Fabio Fonseca de Castro, Universidade Federal do Pará

Pós-doutor pela Universidade de Montreal. Doutor em sociologia pela Universidade de Paris 5. Professor do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia.

(Revisão ortográfica: Rodrigo Maroja Barata Revisão técnica: Rodrigo Maroja Barata).

Lucivaldo Baía Costa, UFPA

Mestre em Ciências da Comunicação pela UFPA.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Fonseca de Castro, F., & Costa, L. B. (2015). Dança, Identidade, Universalidade: As Danças Circulares no Grupo Mana-Maní, em Belém, Brasil. Conexão - Comunicação E Cultura, 14(27). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3188