GESTÃO DA INOVAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO CULTURAL: CASO DE AÇÕES INDUTIVAS EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR | INNOVATION MANAGEMENT AND CULTURAL TRANSFORMATION: CASE OF INDUCTIVE INITIATIVES IN BRAZILIAN SUPPORT FOUNDATION
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.03Palavras-chave:
Gestão da Inovação, Gestão 3.0, Transformação Cultural, FIESResumo
As inovações nas organizações têm demanda crescente a cada ano, o que suscita gestão e estimulo ao processo para sua geração de forma sistemática e engajada. A inovação surge, neste contexto, como uma função organizacional nas empresas, o que exige gestão das práticas com ambidestralidade. Sob essa perspectiva, o objetivo desse artigo é discutir a percepção dos funcionários de uma Fundação de Apoio a Instituição de Ensino Superior (FIES), no que diz respeito a iniciativas de indução à inovação por meio de um programa institucional de transformação cultural. Optou-se por abordagem qualitativa descritiva e estratégia estudo de caso único, integrado. Buscou-se triangular e validar dados coletados de fontes variadas, relacionados à percepção dos funcionários (internos); dos agentes de aceleração da inovação (externos); de resultados dos funcionários na gamificação do programa institucional; e de documentos internos na Intranet. Foi possível identificar aspectos ligados ao engajamento e desenvolvimento dos participantes; a dificuldade de compatibilização da rotina de trabalho com as iniciativas de inovação; variações relacionadas ao envolvimento dos colaboradores e ao apoio das lideranças; percepções da importância do programa para desenvolvimento pessoal e profissional; e evidências de transformação da cultura na direção de mais inovações. Os resultados trazem contribuições para se ampliar a discussão sobre a função inovação, Gestão 3.0, o papel das lideranças, práticas de transformação para uma cultura de inovação e seus desafios. Sugerem-se mais pesquisas em organizações com mesma natureza.
DOI: 10.18226/23190639.v9n3.03
Leandro Pinheiro Cintra*, UFMG, Brasil Email: Lpcintra@gmail.com
Renato Costa Braga, UFMG, Brasil Email: rhbra2020@gmail.com
Allan Claudius Queiroz Barbosa, UFMG, Brasil Email: allan@ufmg.br
Submetido: Fevereiro 2021
Aceito: Junho 2021
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.