GESTÃO DA INOVAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO CULTURAL: CASO DE AÇÕES INDUTIVAS EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR | INNOVATION MANAGEMENT AND CULTURAL TRANSFORMATION: CASE OF INDUCTIVE INITIATIVES IN BRAZILIAN SUPPORT FOUNDATION

Autores

  • Leandro Pinheiro Cintra UFMG
  • Renato Costa Braga UFMG
  • Allan Claudius Queiroz Barbosa UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.03

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, Gestão 3.0, Transformação Cultural, FIES

Resumo

As inovações nas organizações têm demanda crescente a cada ano, o que suscita gestão e estimulo ao processo para sua geração de forma sistemática e engajada. A inovação surge, neste contexto, como uma função organizacional nas empresas, o que exige gestão das práticas com ambidestralidade. Sob essa perspectiva, o objetivo desse artigo é discutir a percepção dos funcionários de uma Fundação de Apoio a Instituição de Ensino Superior (FIES), no que diz respeito a iniciativas de indução à inovação por meio de um programa institucional de transformação cultural. Optou-se por abordagem qualitativa descritiva e estratégia estudo de caso único, integrado. Buscou-se triangular e validar dados coletados de fontes variadas, relacionados à percepção dos funcionários (internos); dos agentes de aceleração da inovação (externos); de resultados dos funcionários na gamificação do programa institucional; e de documentos internos na Intranet. Foi possível identificar aspectos ligados ao engajamento e desenvolvimento dos participantes; a dificuldade de compatibilização da rotina de trabalho com as iniciativas de inovação; variações relacionadas ao envolvimento dos colaboradores e ao apoio das lideranças; percepções da importância do programa para desenvolvimento pessoal e profissional; e evidências de transformação da cultura na direção de mais inovações. Os resultados trazem contribuições para se ampliar a discussão sobre a função inovação, Gestão 3.0, o papel das lideranças, práticas de transformação para uma cultura de inovação e seus desafios. Sugerem-se mais pesquisas em organizações com mesma natureza.

 

DOI: 10.18226/23190639.v9n3.03

 

Leandro Pinheiro Cintra*, UFMG, Brasil Email: Lpcintra@gmail.com

Renato Costa Braga, UFMG, Brasil Email: rhbra2020@gmail.com

Allan Claudius Queiroz Barbosa, UFMG, Brasil Email: allan@ufmg.br

 

Submetido: Fevereiro 2021

Aceito: Junho 2021

*Contato para Correspondência

Biografia do Autor

Leandro Pinheiro Cintra, UFMG

Pós-doutor e doutor em Administração pela UFMG.

Renato Costa Braga, UFMG

Mestre e doutorando em Inovação pela UFMG.

Allan Claudius Queiroz Barbosa, UFMG

Professor Titular na FACE/UFMG.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Cintra, L. P., Braga, R. C., & Barbosa, A. C. Q. (2022). GESTÃO DA INOVAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO CULTURAL: CASO DE AÇÕES INDUTIVAS EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR | INNOVATION MANAGEMENT AND CULTURAL TRANSFORMATION: CASE OF INDUCTIVE INITIATIVES IN BRAZILIAN SUPPORT FOUNDATION. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 9(3), 52–76. https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.03

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.