O USO DE PRÁTICAS ÁGEIS EM PROJETOS DE INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Ricardo Luis Zanfelicce Universidade Nove de Julho
  • Maria Helena Costa Resnitzky Universidade Nove de Julho
  • Augusto Cezar Romerio de Andrade Universidade Nove de Julho
  • Renato Penha Universidade Nove de Julho
  • Luciano Ferreira da Silva Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.06

Palavras-chave:

Agile practices, Innovation projects, Systematic literature review, Software development

Resumo

A preferência por práticas ágeis para gerenciar projetos vem do campo de desenvolvimento de software. Com base nas semelhanças entre software e projetos de inovação, este artigo tem como objetivo apresentar a abordagem da literatura sobre a aplicação das práticas ágeis na gestão de projetos de inovação. Foi adotada uma revisão sistemática da literatura para atingir esse objetivo. Os resultados foram agrupados em três tópicos de acordo com a relação entre prática ágil e inovação: (1) práticas ágeis adotadas em projetos focados em inovação; (2) inovação como resultado de práticas ágeis adotadas para gerir os projetos; e (3) combinações inovadoras de práticas ágeis para gestão de projetos. Não mais do que 17% dos artigos analisados mostram a aplicação de práticas ágeis em projetos de inovação não associados ao desenvolvimento de software. A principal contribuição deste estudo é a evidência de que a aplicação de práticas ágeis em projetos não exclusivamente relacionados ao desenvolvimento de software proporciona os mesmos benefícios obtidos em projetos de software, exigindo, no entanto, que alguns ajustes sejam feitos. Tais ajustes são maiores à medida que a entrega do projeto se afasta do conceito digital indo na direção de produtos físicos, como hardware ou manufatura. O engajamento e autonomia da equipe são componentes essenciais no processo de adaptação às necessidades do projeto. Além disso, recomenda-se, segundo a literatura, aguardar um período de maturação antes de realizar medições de eficiência e eficácia desse tipo de abordagem de gestão. As contribuições incluem uma melhor compreensão das diferentes relações entre inovação e aplicação de práticas ágeis.

Biografia do Autor

Ricardo Luis Zanfelicce, Universidade Nove de Julho

Mestre em Administração/Gestão de Projetos, engenheiro mecânico, com especialização em Administração Industrial e MBA em Gestão de Negócios e Inovação. Experiência profissional de 36 anos na área corporativa em desenvolvimento de produtos, processos de manufatura e gestão de projetos. Professor acadêmico e MBA nas áreas de engenharia e gestão de projetos.

Maria Helena Costa Resnitzky, Universidade Nove de Julho

Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Gestão de Projetos

Aluna do doutorado profissional em Administração/Gestão de Projetos

Augusto Cezar Romerio de Andrade, Universidade Nove de Julho

Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Gestão de Projetos

Aluno do mestrado profissional em Administração/Gestão de Projetos

Renato Penha, Universidade Nove de Julho

Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Gestão de Projetos

Professor

Luciano Ferreira da Silva, Universidade Nove de Julho

Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Gestão de Projetos

Professor

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Zanfelicce, R. L., Resnitzky, M. H. C., Andrade, A. C. R. de, Penha, R., & Silva, L. F. da. (2022). O USO DE PRÁTICAS ÁGEIS EM PROJETOS DE INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 9(3), 124–148. https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.06

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.