FATORES LIMITADORES E CONTRIBUTIVOS DE NEGÓCIOS TECNOLÓGICOS DE IMPACTO SOCIAL INSERIDOS NO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA PARAÍBA | LIMITING AND CONTRIBUTING FACTORS OF TECHNOLOGICAL SOCIAL BUSINESSES INSERTED IN THE INNOVATION ECOSYSTEM OF PARAÍBA
Palavras-chave:
Negócios de impacto social. Negócios sociais. Valor social.Resumo
Este trabalho tem o objetivo analisar quais são os fatores contributivos e limitadores para os negócios tecnológicos de impacto social presentes no ecossistema de inovação da Paraíba, de acordo com o modelo de Jappe (2013). Em termos metodológicos, é empregada uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, e foi realizado um estudo multicasos de empresas vinculados à Incubadora de Negócios Criativos e Inovadores de Campina Grande (ITCG). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das organizações, além do exame de documentos internos e observação participante. A análise, por sua vez, foi baseada na triangulação dos dados obtidos, tendo como principal fonte de informação as entrevistas realizadas. Os dados obtidos foram expostos baseados em cinco dimensões compostas por 8 aspectos contributivos e 18 limitadores, de acordo com o modelo de Jappe (2013). Os resultados apontam que na dimensão valor social os empreendedores apresentam a intencionalidade de gerar impacto social; bem como utilizam mecanismos de mercado na busca da sustentabilidade financeira. Na dimensão de governança corporativa e processo de tomada de decisão, percebeu-se que as estruturas internas precisam estar alinhadas à proposta de desenvolvimento da empresa, embora não efetivamente aplicadas. Os empreendimentos recebem suporte jurídico da ITCG em relação as questões de negócio. O estudo permitiu identificar que as tensões nos negócios sociais investigados são inerentes ao perfil em que elas atuam. Assim, equilibrar o lucro com objetivos sociais e ambientais gera o desafio mais evidente nos negócios sociais.
=============================================
DOI: 10.18226/23190639.v9n1.02
Aline Nunes Gonçalves Lira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Brasil.
E-mail: alinenunesg@gmail.com
Vinicius Farias Moreira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Brasil.
E-mail: viniciusfmoreira@yahoo.com.br
Suzanne Érica Nóbrega Correia*, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Brasil.
E-mail: suzanne.enc@gmail.com
Submetido: Julho 2020
Aceito: Outubro 2020
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.