INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE SERVIÇOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS | INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN SERVICES FIRMS:A MULTIPLE CASE STUDIES
Palavras-chave:
Serviços, internacionalização de empresas, estratégia de internacionalização.Resumo
O setor de serviços é um importante segmento na economia global, tornando-se fonte de crescimento não só para os países desenvolvidos, mas também para as economias emergentes. Com os serviços ganhando destaque global é imperativo que se compreenda as implicações das estratégias de internacionalização para diferentes categorias de serviços, bem como o papel moderador de uma série de outras variáveis. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo analisar o processo de internacionalização de empresas brasileiras de serviços. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória com estudo de múltiplos casos. Os três casos utilizados são empresas de serviços de diferentes setores de atuação: uma produtora, uma empresa de TI e uma escola de atividades criativas. Para a análise, elaborou-se um framework analítico que contempla o histórico da empresa, motivação, mercado destino, modo de entrada, mercado doméstico, influenciadores e benefícios. Tal quadro visa contribuir para uma análise mais holística e integrativa do processo de internacionalização de empresas de serviços. Os resultados deste estudo alertam os gestores de empresas sobre a importância do alinhamento entre as decisões concernentes à internacionalização de empresas. As escolhas de mercado destino e do modo de ingresso devem estar alinhadas à motivação principal de se buscar mercados externos.
=============================================
DOI: 10.18226/23190639.v9n1.05
Fernanda Fonseca Salerno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.
E-mail: salernofe@gmail.com
Aurora Carneiro Zen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.
E-mail: aurorazen@gmail.com
Bruno Anicet Bittencourt*, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Brasil.
E-mail: brunoabittencourt@gmail.com
Submetido: Dezembro 2019
Aceito: Dezembro 2020
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.