TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO E CONTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A VALIDADE DA TEORIA DIANTE DA OPÇÃO PELA CARREIRA ACADÊMICA CONTÁBIL | PLANNED BEHAVIOR THEORY AND ACCOUNTING: A STUDY ABOUT THE VALIDITY OF THE THEORY REGARDING THE OPTION FOR AN ACCOUNTING ACADEMIC CAREER
Palavras-chave:
Teoria do Comportamento Planejado, TCP, Ambiente Acadêmico Contábil.Resumo
O trabalho teve como objetivo analisar a validade da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) no que diz respeito à relação de dependência de seus condicionantes dada a tomada de decisão feita por mestrandos ao optarem pela carreira acadêmica contábil. A amostra remete a estudantes regularmente matriculados em cursos de mestrado stricto sensu em universidades públicas da região Sul do Brasil que receberam formulários online visando mensurar qual ou quais fatores foram considerados relevantes no momento da escolha pela carreira acadêmica em contabilidade. Posteriormente, para a análise das respostas percebidas e verificação das hipóteses de estudo formuladas foi utilizada a técnica multivariada ANACOR. Os resultados auferidos indicam a existência de uma relação de dependência entre os três fatores condicionantes do comportamento humano conforme relatado na TCP, refutando inicialmente as críticas dessa vertente. Esses achados parecem estar de acordo com o trabalho de Ariff et al. (2010) e Bagley, Dalton e Ortegren (2012), que encontraram significância nos três condicionantes da TCP sobre a intenção do comportamento. É importante ressaltar um diferencial desse trabalho no que tange a verificação da relação de interdependência entre os condicionantes, uma vez que não foram encontrados trabalhos anteriores que tenham verificado tal relação.
DOI: 10.18226/23190639.v8n1.05
Tayná Cruz Batista, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Brasil.
E-mail: tayna@facc.ufrj.br
Ronan Reis Marçal*, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Brasil.
E-mail: ronan.r.marcal@posgrad.ufsc.br
Submetido: Março 2019
Aceito: Novembro 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.