QUEM É O EMPREENDEDOR? A BUSCA POR UMA DEFINIÇÃO DO CONCEITO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA| WHO IS THE ENTREPRENEUR? THE SEARCH FOR A DEFINITION OF THE CONCEPT THROUGH BRAZILIAN SCIENTIFIC PRODUCTION
Palavras-chave:
Empreendedor, Perfil, Características Pessoais, Oportunidade, EmpresaResumo
Devido ao aumento do número de publicações científicas e não científicas relacionadas ao tema empreendedorismo, a oferta de disciplinas específicas voltadas ao campo em cursos superiores, a predisposição dos brasileiros em empreender e a falta de consenso na literatura sobre o conceito de empreendedor, a pesquisa buscou investigar: Como o empreendedor é reconhecido no campo de Empreendedorismo e Inovação nas pesquisas vinculadas em periódicos nacionais? Em vista de responder esta questão, o estudo teve como objetivo analisar as diferentes definições de empreendedor no campo de Empreendedorismo e Inovação. Como estratégia metodológica, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa, utilizando-se do procedimento sistemático denominado meta-estudo. A partir da coleta de dados, identificaram-se 105 artigos relacionados ao tema e após a análise dos mesmos, através de análise de conteúdo categorial, foi possível observar que a maior parte dos estudos analisados ainda reconhece o empreendedor como sendo aquele que cria/abre uma nova empresa, sendo proprietário ou principal responsável por ela. As principais divergências das demais pesquisas apontam para uma conceituação do empreendedor associada à atividade inovadora, visão, desenvolvimento econômico de uma região, identificação de oportunidades e características comportamentais. Cabe ressaltar que a pesquisa considerou os estudos publicados apenas em revistas brasileiras de empreendedorismo e inovação, assim, podem ser indicadas comparações com a literatura internacional em função das discrepâncias e diferenças na conceituação.
DOI: 10.18226/23190639.v7n3.02
Nicoline Pinheiro Fernandes*, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.
E-mail: nicolinefer@gmail.com
Lívia Castro D'Avila, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.
E-mail: liviacdavila@gmail.com
Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.
E-mail: anapaulacapuanocruz@hotmail.com
Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.
E-mail: zepka@outlook.com
Submetido: Março 2019
Aceito: Junho 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.