QUEM É O EMPREENDEDOR? A BUSCA POR UMA DEFINIÇÃO DO CONCEITO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA| WHO IS THE ENTREPRENEUR? THE SEARCH FOR A DEFINITION OF THE CONCEPT THROUGH BRAZILIAN SCIENTIFIC PRODUCTION

Authors

  • Nicoline Pinheiro Fernandes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lívia Castro D'Avila Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Ana Paula Capuano da Cruz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Errol Fernando Zepka Pereira Junior Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Keywords:

Empreendedor, Perfil, Características Pessoais, Oportunidade, Empresa

Abstract

Devido ao aumento do número de publicações científicas e não científicas relacionadas ao tema empreendedorismo, a oferta de disciplinas específicas voltadas ao campo em cursos superiores, a predisposição dos brasileiros em empreender e a falta de consenso na literatura sobre o conceito de empreendedor, a pesquisa buscou investigar: Como o empreendedor é reconhecido no campo de Empreendedorismo e Inovação nas pesquisas vinculadas em periódicos nacionais? Em vista de responder esta questão, o estudo teve como objetivo analisar as diferentes definições de empreendedor no campo de Empreendedorismo e Inovação. Como estratégia metodológica, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa, utilizando-se do procedimento sistemático denominado meta-estudo. A partir da coleta de dados, identificaram-se 105 artigos relacionados ao tema e após a análise dos mesmos, através de análise de conteúdo categorial, foi possível observar que a maior parte dos estudos analisados ainda reconhece o empreendedor como sendo aquele que cria/abre uma nova empresa, sendo proprietário ou principal responsável por ela. As principais divergências das demais pesquisas apontam para uma conceituação do empreendedor associada à atividade inovadora, visão, desenvolvimento econômico de uma região, identificação de oportunidades e características comportamentais. Cabe ressaltar que a pesquisa considerou os estudos publicados apenas em revistas brasileiras de empreendedorismo e inovação, assim, podem ser indicadas comparações com a literatura internacional em função das discrepâncias e diferenças na conceituação.

 

 

DOI: 10.18226/23190639.v7n3.02

 

Nicoline Pinheiro Fernandes*, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.

E-mail: nicolinefer@gmail.com

 

Lívia Castro D'Avila, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.

E-mail: liviacdavila@gmail.com

 

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.

E-mail: anapaulacapuanocruz@hotmail.com

 

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.

E-mail: zepka@outlook.com

 

 

 

Submetido: Março 2019

Aceito: Junho 2019

*Contato para Correspondência

 

Author Biographies

Nicoline Pinheiro Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2018) e Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Tem interesse nas linhas de pesquisa de gestão de pessoas, gestão por competências, experiência do consumidor, experiência extraordinária, empreendedorismo e empresas juniores.

Lívia Castro D'Avila, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing, estratégia, operações de serviços e empreendedorismo.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONTFURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

É gaúcho, nascido em Rio Grande em 13 de janeiro de 1992. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 2017. Acadêmico do curso de MBA em Gestão estratégica de Negócios, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisa em áreas de: administração; gestão estratégica; indicadores de desempenho; e educação à distância.

Published

2020-04-24

How to Cite

Fernandes, N. P., D’Avila, L. C., Cruz, A. P. C. da, & Pereira Junior, E. F. Z. (2020). QUEM É O EMPREENDEDOR? A BUSCA POR UMA DEFINIÇÃO DO CONCEITO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA| WHO IS THE ENTREPRENEUR? THE SEARCH FOR A DEFINITION OF THE CONCEPT THROUGH BRAZILIAN SCIENTIFIC PRODUCTION. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 7(3), 26–62. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7195

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.