ENSAIO TEÓRICO SOBRE INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL NO AGRONEGÓCIO | THEORETICAL ESSAY ABOUT ORGANIZATIONAL INNOVATION IN THE AGRIBUSINESS
Palavras-chave:
Atividades Agrícolas. Gestão da Inovação. Processo de Inovação.Resumo
A inovação configura-se como um fenômeno complexo e dinâmico, cuja interface organizacional que caracteriza-se pela sua dificuldade de entendimento e, sobretudo de mensuração, reflete na minimização de estudos que intentam compreendê-la. Com vistas à essa perspectiva, este ensaio teórico aborda a problemática sob o contexto do agronegócio, considerando seus fenômenos e stakeholders. Além da relevância socioeconômica desse segmento, tal circunscrição é pautada pela maximização de apelos concernentes a segurança alimentar, avanços tecnológicos na produção de alimentos, criação de novos nichos de mercado e vantagem competitiva sustentável. Assim, embasadas na literatura clássica, no estado da arte e em descobertas empíricas são apresentadas distintas proposições genéricas a partir de constructos teóricos pré-estabelecidos. Dentre estas, tem-se a influência direta e positiva entre aprendizagem organizacional e inovação organizacional e entre orientação para o mercado e inovação organizacional. Também, verificou-se a possibilidade da capacidade absortiva agir como variável mediadora da relação entre inteligência competitiva e inovação organizacional. Sob uma abordagem específica, sugere-se também que as cadeias produtivas agroindustriais consideradas como curtas, tanto requerem quanto promovem a inovação organizacional. Desse modo, são oferecidos insigths acerca dessa tipologia de inovação, precariamente explorada no âmbito agrícola, de modo que se apresentam sugestões para investigações futuras pautadas nestas proposições.
DOI: 10.18226/23190639.v7n2.07
Alice Munz Fernandes*, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.
E-mail: alicemunz@gmail.com
Daniela Callegaro de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.
E-mail: daniela.callegaro@ufrgs.br
Ângela Rozane Leal de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.
E-mail: angela.rsl@gmail.com
Luiz Clóvis Belarmino, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Brasil.
E-mail: luiz.belarmino@embrapa.br
Submetido: Janeiro 2019
Aceito: Maio 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.