CROWDFUNDING: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM BASES DE DADOS DE 2013 A 2017 | CROWDFUNDING: AN ANALYSIS OF SCIENTIFIC PRODUCTION IN DATABASES FROM 2013 TO 2017
Palavras-chave:
crowdfunding, análise bibliométrica, inovaçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar a produção de artigos científicos sobre o tema crowdfunding, publicados no período de 2013 a 2017. Foi realizada uma análise bibliométrica de 77 artigos coletados das bases de dados Web os Science e EBSCOhost. Para tratamento dos dados foi utilizada a estatística descritiva, a técnica de elaboração de nuvem de palavras e a análise de conteúdo, empregando-se quatro categorias descritas por Kirby e Worner (2014) para segmentar os artigos selecionados: 1. ‘Social Lending / Donation Crowdfunding’, 2. ‘Reward Crowdfunding’, 3. ‘Peer-to-Peer Lending’ - P2P e 4. ‘Equity Crowdfunding’. Constatou-se que a produção científica não foi uniforme no período, com 49,35% dos artigos publicados em 2017. O continente Europeu apresentou 54 instituições na filiação dos artigos, a categoria ‘Reward Crowdfunding’ contemplou 40,25% do total de artigos analisados e o termo ‘P2P’ obteve 22 aparições na nuvem de palavras-chave. Os achados contribuem para sinalizar oportunidades de pesquisas sobre crowdfunding, especialmente em instituições acadêmicas da América do Sul e África. Considerando a regulamentação referente a categorias de crowdfunding no Brasil, o estudo pode contribuir, também, para reflexões de gestores, empresas e demais interessados na adoção de inovações relativas à captação de recursos financeiros por meio da internet.
DOI: 10.18226/23190639.v7n3.04
Márcio Rossi*, Universidade de Brasília (UNB). Brasil.
E-mail: marciorossi7989@gmail.com
Carlos André de Melo Alves, Universidade de Brasília (UNB). Brasil.
E-mail: carlosandre@unb.br
Submetido: Outubro 2018
Aceito: Agosto 2019
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