AS COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE PROJETOS DE INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | THE COMPETENCES OF THE PROJECT MANAGER IN INNOVATION PROJECTS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE

Autores

Palavras-chave:

competências, gerenciamento de projetos, inovação.

Resumo

Para garantir a eficácia no gerenciamento de projetos, é estratégico gerenciar a competência individual e mapear as trajetórias de construção de competências para o gerente de projeto (Takey & Carvalho, 2015). Nos últimos anos, a literatura foi explorada quanto às competências de um gerente de projetos, mas há poucas informações quanto às competências que o gerente de projetos precisa apresentar para gerir os projetos de inovação. Neste sentido, este artigo teve como objetivo apresentar as competências dos gerentes de projetos atuantes em projetos de inovação. Foi desenvolvida uma busca na base de dados ISI Web of Science para a busca de artigos que, após a realização de procedimentos metodológicos, forneceram 41 artigos utilizados para realizar esta revisão sistemática da literatura. Utilizou-se o software Atlas.ti para extrair as informações válidas para a consolidação dos resultados e análise do conteúdo. Os registros foram correlacionados com a lista de 85 competências de gerentes de projetos propostas por Araújo e Pedron (2015), tomados como parâmetro para a identificação das competências dos gerentes de projetos que atuam em projetos de inovação. Dentre as 85 competências distribuídas em 10 categorias, 79 foram confirmadas e 11 novas competências que não estavam listadas, compuseram a categoria competências em inovação. Por fim, este estudo identificou 90 competências relacionadas aos gerentes de projetos de inovação.

----

DOI: 10.18226/23190639.v7n1.08



Tainá Alves dos Santos *, Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Brasil.

E-mail: taina.alves06@gmail.com


Cristiane Drebes Pedron , Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Brasil.

E-mail: cdpedron@gmail.com



Submetido: Junho 2018

Aceito: Março 2019

*Contato para Correspondência

Biografia do Autor

Tainá Alves dos Santos, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos na Universidade Nove de Julho desde 2017. Pós-graduada em Gestão de Projetos e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2016). Graduação em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Nove de Julho (2012). Áreas de interesse de pesquisa: 1 - Gerenciamento de Projetos; 2 - Inovação; 3 - Competências.

Cristiane Drebes Pedron, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorada em Gestão (2009) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal. Mestre em Administração (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bacharel em Informática - Análise de Sistemas (2001) pela mesma instituição. Atualmente é professora dos programas de Pós-Graduação em Administração - PPGA e Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho em São Paulo. É também avaliadora de diversos periódicos e congressos na área de Administração/Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação empresarial, marketing de relacionamento, CRM (Customer Relationship Management), Gestão do Conhecimento e Social Media. Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade em 2010 e 2016.

Downloads

Publicado

2019-08-29

Como Citar

Santos, T. A. dos, & Pedron, C. D. (2019). AS COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE PROJETOS DE INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | THE COMPETENCES OF THE PROJECT MANAGER IN INNOVATION PROJECTS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 7(1), 159–181. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/6358

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.