AS PRÁTICAS DE INOVAÇÃO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DAS PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA NOS PERÍODOS DE INCUBAÇÃO E DE PÓS-INCUBAÇÃO | INNOVATION PRACTICES AND THE FORMATION STRATEGY PROCESS OF NEW TECHNOLOGY-BASED FIRMS DURING INCUBATION AND POST-INCUBATION PERIODS
Palavras-chave:
Estratégia, Pequena empresa, Inovação, Empresa de base tecnológica, IncubaçãoResumo
As pequenas empresas de base tecnológica têm a inovação como uma constante em sua gestão. Entretanto, possuem especificidades que influenciam o seu processo de formação de estratégias e as suas práticas de inovação. Acrescente-se que, muitas das Empresas de Base Tecnológica [EBT] iniciam suas atividades amparadas pelo suporte de uma incubadora e, após o período de incubação, deixam de compartilhar da infraestrutura e da sinergia proporcionada pelo programa. Então, o objetivo desse artigo é identificar as práticas de inovação e o processo de formação de estratégias das EBT nos períodos de incubação e de pós-incubação. Para tanto, foi realizado um estudo multicasos em quatro EBTs, caracterizado como qualitativo e exploratório. Os resultados apontam que as EBT dependem da inovação, sobretudo a tecnológica, para o seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, há uma tendência à formalização das práticas de inovação consoantes com o processo de formação de estratégias. Nas primeiras fases da empresa, as empresas apresentam processos informais, estratégias emergentes e encontram-se abertas à inovação. Com a maturidade administrativa, as EBT passam a contar com uma estrutura, sistemas e controles mais rígidos e com um processo de formação de estratégias formal e deliberado. Estas características no processo de gestão e de formação de estratégias afetam as suas práticas de inovação, que se distinguem nos períodos de incubação e de pós-incubação.
----
DOI: 10.18226/23190639.v7n1.06
Pedro Henrique de Oliveira*, Universidade de São Paulo (USP). Brasil.
E-mail: oliveiraph1@gmail.com
Ana Cláudia Fernandes Terence, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Brasil.
E-mail: anaterence@fclar.unesp.br
Marco Antônio Catussi Paschoalotto, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Brasil.
E-mail: marcocatussi@gmail.com
Submetido: Abril 2018
Aceito: Janeiro 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.