DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO REGIONAL E O DESEMPENHO DA ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS NO PERÍODO DE 2012 A 2016: O CASO DOS MUNICÍPIOS DO DESTINO INDUTOR DAS HORTÊNSIAS (RS) | REGIONAL TOURISM DEVELOPMENT AND THE PERFORMANCE OF SERVICE TAX BETWEEN THE YEARS OF 2012 AND 2016: A CASE STUDY OF THE BRAZILIAN HORTENSIAS TOURIST REGION
Palavras-chave:
Turismo, Arrecadação, Imposto sobre Serviços.Resumo
O turismo tem apresentado crescimento nas últimas décadas, apontando relação direta com a prestação de serviços, na qual incide a tributação de ISSQN, um imposto municipal local. Através da arrecadação municipal são gerados bens e serviços à sociedade. Assim, a pesquisa teve como objetivo verificar o desempenho da arrecadação do ISSQN no período de2012 a2016, nos cinco municípios do destino indutor do desenvolvimento turístico regional das Hortênsias, no estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi o estudo de caso complementado por pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, com análise qualitativa e quantitativa. Os dados encontrados evidenciam a evolução da arrecadação de ISSQN em praticamente todos os municípios analisados. Ainda, através da arrecadação do ISSQN, identifica-se aumento na prestação dos serviços relacionados ao turismo e dessa forma a não interferência da crise econômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.