PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE ACESSÓRIOS PARA A ESTABILIZAÇÃO DA COLUNA LOMBAR DURANTE O TRANSPORTE MANUAL DE CARGAS | TECHNOLOGICAL PROSPECT ON ACCESSORIES FOR THE STABILIZATION OF THE LOMBAR COLUMN DURING THE MANUAL TRANSPORT OF LOADS
Palavras-chave:
Estabilização da coluna lombar, Transporte manual de cargas, Prospecção tecnológica.Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de acessórios para a estabilização da coluna lombar durante o transporte manual de cargas. Para tanto, foram utilizados os bancos de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, World Intellectual Property Organization e European Patent Office. As buscas retornaram um volume de 2524 documentos de patentes. Com base nos critérios de triagem estabelecidos, foi possível resgatar um total de 1433 desses documentos. O banco de patentes do European Patent Office aglutinou 54,50% dos documentos encontrados, enquanto o World Intellectual Property Organization e Instituto Nacional da Propriedade Industrial 45,15% e 0,35%, respectivamente. Nesta análise, foi verificado que 65,74% possuíam como titulares as empresas, 32,17% inventores independentes e 2,09% Instituições de Ciência e Tecnologia. Constatou-se, ainda, que os Estados Unidos apresentaram o maior número de patentes, as quais representaram 19,89% do total depositado. Na análise das principais patentes, algumas limitações foram identificadas, as quais subsidiarão a construção de estratégias e identificação de potenciais rotas para o aperfeiçoamento das tecnologias identificadas.
DOI: 10.18226/23190639.v5n3.08a
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.