FATORES QUE INFLUENCIAM A INOVAÇÃO ABERTA: ANÁLISE DO APL IGUASSU-IT DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO OESTE DO PARANÁ | FACTORS THAT INFLUENCE OPEN INNOVATION: ANALYSIS OF THE LPA IGUASSU-IT INFORMATION TECHNOLOGY IN WESTERN PARANÁ
Palavras-chave:
Relacionamento, Estratégia, Processos, Comportamento, EstruturaResumo
A inovação aberta representa um paradigma emergente para instituições que desejam desenvolver projetos conjuntos, compartilhar recursos e mitigar riscos. Para as empresas de Tecnologia da Informação (TI), esse tipo de inovação possui relação direta com a competitividade e sobrevivência organizacionais, uma vez que há grande dinamicidade e altos custos tecnológicos no setor. No entanto, apesar do crescente interesse empresarial sobre o tema, percebe-se a necessidade de ampliar o número de estudos sobre inovação aberta nessas empresas e mais, especificamente, em Arranjos Produtivos Locais (APLs) de TI. Desse modo, tendo como base um modelo de avaliação obtido da literatura, o objetivo desse estudo foi diagnosticar e analisar quais os fatores que mais influenciam a inovação aberta no APL de TI do Oeste do Paraná (Iguassu-IT). A pesquisa, de caráter quantitativo, teve adesão de 71% das empresas do APL e revelou a presença equilibrada dos 5 fatores referentes à Relacionamentos para inovação, Inovação como estratégia, Processos para gestão da inovação, Comportamento inovador e Estrutura inovadora. Apesar disso, o estudo também apontou a necessidade de fortalecimento de práticas de inovação aberta, especialmente relacionadas a parcerias estratégicas. Desse modo, indica-se a formalização de acordos de cooperação com instituições de ensino e pesquisa, de modo a aproximar a academia e empresas com vistas a atender ao mercado, bem como o estabelecimento de processos e políticas de propriedade intelectual, de gestão da inovação e o repasse desta visão aos colaboradores das empresas do Iguassu-IT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.