A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE

Autores

  • Ana Carolina Lopes de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Antonio Slongo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

cocriação, inovação de produto, natura

Resumo

Este artigo, de natureza exploratória, tem como intuito discutir a cocriação como estratégia de inovação de produto. Sabe-se que o papel do marketing está em entregar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Assim, a cocriação, como prática que permite a participação e a influência dos consumidores na inovação de produto, se configura como uma maneira de desempenhar essa função de marketing de forma mais assertiva. O objetivo deste artigo é verificar as percepções de consumidores sobre o processo de cocriação. Para isso, após identificar os principais aportes teóricos da temática, buscou-se entrevistar sujeitos que já participaram de processos cocriativos – especificamente do projeto Cocriando Natura. Por meio da análise do conteúdo dessas entrevistas, identificaram-se as motivações dos consumidores para participar do projeto e a forma como eles percebem os rumos do mesmo, a adequação do formato, os benefícios e a aplicação das ideias por parte da empresa. Os principais resultados encontrados indicam que o projeto conta com a participação de cocriadores fidelizados – isto é, que têm um envolvimento recorrente nas jornadas de cocriação – e que os benefícios percebidos pelos consumidores são mais em termos de relacionamento do que com relação à inovação de produto.

 

-----

 

DOI: 10.18226/23190639.v6n3.04

 

Ana Carolina Lopes de Almeida*, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.

E-mail: anacarolina.acla@gmail.com

 

Luiz Antonio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.

E-mail: luiz.slongo@ufrgs.br

 

Submetido: Outubro 2017

Aceito: Julho 2018

*Contato para Correspondência

 

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Lopes de Almeida, A. C., & Slongo, L. A. (2019). A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 6(3), 78–100. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5713

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.