EFEITO DA INTENSIDADE TECNOLÓGICA NA RELAÇÃO ENTRE O INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL DE SETORES INDUSTRIAIS | EFFECT OF TECHNOLOGICAL INTENSITY ON THE RELATIONSHIP BETWEEN INNOVATION INVESTMENT AND ORGANIZATIONAL PERFORMANCE OF BRAZILIAN INDUSTRIES
Palavras-chave:
Inovação, Intensidade Tecnológica, Pesquisa PINTEC.Resumo
O objetivo deste artigo foi verificar a relação entre o investimento em inovação, a intensidade tecnológica e o desempenho organizacional dos setores industriais. Para tal fim, esta pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa utilizou–se de dados secundários provindos da quinta edição da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2014) que consolida dados de 45.950 empresas industriais brasileiras, que programaram produtos ou processos novos ou significativamente aprimorados. Foram selecionadas vinte categorias industriais divididas em subsetores por intensidade tecnológica: baixa, média-baixa, média-alta e alta, conforme a classificação da OCDE (2011). Para a consecução do objetivo proposto, foi utilizada a técnica de regressão linear, constatando-se uma inter-relação positiva, moderada pelo nível de intensidade tecnológica, entre o investimento em inovação representado pelos dispêndios em P&D, investimento em maquinário, equipamentos e gastos em introdução de projetos de inovação; com o desempenho, representado pela receita líquida de vendas, com um poder explicativo estatisticamente significativo.
DOI: 10.18226/23190639.v5n2.04
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.