DA EXPECTATIVA À AÇÃO: UMA ANÁLISE DA QUEBRA DA CONFIANÇA INTERORGANIZACIONAL EM UM HABITAT DE INOVAÇÃO | FROM EXPECTATION TO ACTION: AN ANALYSIS OF THE DISRUPTION OF INTERORGANIZATIONAL TRUST IN AN INNOVATION HABITAT
Palavras-chave:
Desconfiança, Confiança, Relações interorganizacionais, Habitat de inovação.Resumo
O modelo de inovação aberta busca, em sua essência, a integração de conhecimentos entre agentes de inovação. Nesse contexto, a confiança desempenha um papel importante na criação e desenvolvimento das relações interorganizacionais. No entanto, a confiança interorganizacional é, ao mesmo tempo, um fator complexo e frágil, que pode ser quebrada. Seu reestabelecimento não ocorre de forma fácil, pois a mesma se desenvolve com o tempo e diante de interações contínuas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender como ocorre a quebra da confiança em empresas inseridas em um habitat de inovação específico. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, optou-se pela entrevista como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados os gestores de empresas incubadas em uma incubadora de Vitória – ES. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa demonstram que a quebra da confiança ocorre em um processo dinâmico tendo como base a formação de expectativas anteriores à relação, sendo determinada, no entanto, no desenvolvimento e manutenção das relações a partir do oportunismo. Tal achado pode indicar que, mesmo diante de algumas tensões relacionais ocorridas, a quebra emergirá efetivamente quando o parceiro não cumprir o que foi estabelecido.
DOI: 10.18226/23190639.v5n3.03
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.