MODELOS DE ANÁLISE DA INOVAÇÃO SOCIAL: O QUE TEMOS ATÉ AGORA? | ANALYSIS MODELS OF SOCIAL INNOVATION: WHAT HAVE WE HAD SO FAR?
Palavras-chave:
Inovação socialResumo
Este estudo teve por objetivo contribuir teoricamente com o debate sobre o tema da inovação social, apresentando os principais modelos de análise presentes na literatura acerca desse assunto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com evidências qualitativas, que foi operacionalizada a partir de informações coletadas principalmente na base de dados Web of Science. O estudo foi realizado considerando-se publicações científicas identificadas em um espaço temporal que contemplou as pesquisas editadas até o ano de 2014. Os modelos de análise da inovação social observados, embora não uniformes, apresentam-se como alternativas teóricas em um campo de pesquisa que está em crescente desenvolvimento nos últimos anos em diversas áreas do conhecimento e que demonstra carência de estudos principalmente no âmbito brasileiro. Adicionalmente, apresenta-se uma proposta de integração desses modelos que evidencia objetivamente o processo e as principais dimensões de uma inovação social. Devido ao fato de tratar-se de um tema emergente na área acadêmica, sugere-se caminhos a seguir em pesquisas futuras, buscando fortalecer o tema inovação social como campo de pesquisa e entendendo que futuros estudos devem abarcar novos paradigmas metodológicos e conceituais, por tratar-se de uma temática complexa e que não deve ser observada desconectada de sua realidade política, social, econômica e cultural.
DOI: 10.18226/23190639.v4n2.07
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.