Gestão da inovação: uma aproximação conceitual
Palavras-chave:
Inovação. Indicadores. Modelos de Inovação. Gestão do Conhecimento.Resumo
A inovação é tema abordado no contexto atual de forma bastante intensa pelas diversas organizações em todo o mundo. Neste sentido, existe uma real necessidade de todos a conhecerem melhor e entenderem suas diversas nuances. Avançando nesta direção este trabalho tem como intenção se aproximar dos principais pontos que traduzam a essência da inovação, dando ao leitor a oportunidade de ter uma visão holística sobre a inovação e suas principais características. Formatado como um ensaio teórico, o objeto desta investigação foi abordado em seis etapas. Na primeira, a introdução, o leitor é convidado a refletir sobre o que é inovação, por que inovar, como inovar, enfatizando e estimulando o leitor a uma busca constante de novos conhecimentos sobre o assunto. Nas duas etapas seguintes, conceitos de inovação, e tipos, graus de novidade e dimensões da inovação, o presente artigo descreve um leque de concepções e definições de renomados autores sobre a inovação, buscando demonstrar seus diversos pontos de vista. Na quarta etapa, a gestão da inovação, aspectos diversos dos processos, indicadores e modelos de inovação foram abordados, enfatizando o cuidado de valorizar e respeitar a diversidade de cada organização. Na quinta etapa tratou-se do Sistema Nacional de Inovação, enfatizando o modelo Tríplice Hélice e por fim a conclusão, que permite o leitor tirar suas próprias conclusões a partir de um referencial teórico didático e lógico.
DOI: 10.18226/23190639.v3n2.05
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