PERFIL DOS ARTIGOS SOBRE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS PUBLICADOS NA BASE DE DADOS SCIELO ENTRE 2000 E 2014
Palavras-chave:
Estratégia. Alianças estratégicas. Produção científica.Resumo
As alianças estratégicas têm se tornado presentes nos contextos organizacionais, especialmente aqueles dispostos ao mercado global. A produção científica e a discussão acadêmica acerca do tema tornam-se relevantes pela importância da análise das características, tipologias e teorias que envolvem as alianças estratégicas. A pesquisa teve como objetivo identificar o perfil das produções científicas sobre alianças estratégicas publicadas na base de dados Scielo no período de 2000 a 2014. Quanto ao método de pesquisa, possui abordagem quantitativa, com objetivo descritivo, como procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, onde foram pesquisadas as características e finalidade dos artigos publicados, identificando os indicadores de publicação por instituição, por periódico e autoria, bem como a metodologia e instrumentos de coleta de dados utilizados, os segmentos econômicos pesquisados e a classificação bibliográfica dos artigos. O total de artigos pesquisados analisados foram 25. Os resultados da pesquisa apontaram para uma predominância de estudos bibliográficos (35%) e estudos de casos (25%), concentrados entre os anos de 2010 e 2013. 68% dos artigos possui um ou dois autores, o que evidencia que os artigos não são advindos de grupos de pesquisa na área, assim como 69% dos artigos possui bibliografia estrangeira, o que pode estar relacionado à restrição de estudos e obras nacionais sobre o tema.
DOI: 10.18226/23190639.v2n3.06
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.