ANÁLISE COMPREENSIVA DA CULTURA ORGANIZACIONAL SUBJACENTE AO MODELO DE GESTÃO DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE NO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO
Palavras-chave:
Cultura Organizacional. Gestão. Restaurantes. Empresa Familiar.Resumo
Os negócios de alimentação, especialmente de pequeno porte, representam uma opção de negócio preferencial para muitos empreendedores brasileiros, devido a fatores como o baixo nível de investimento e de custos de manutenção, bem como a demanda que cresce, ano após ano, em percentuais superiores à média do mercado. No entanto, como qualquer outra empresa, também sofre as influências da cultura organizacional no seu cotidiano administrativo e operacional. Neste contexto, este artigo, por meio de estudo de caso múltiplo e abordagem quantitativa, analisou o fenômeno da cultura organizacional e revelou a sua influência sobre a gestão dos restaurantes de pequeno porte.
DOI: 10.18226/23190639.v2n3.03
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.