INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE

Autores

  • Gian Leote Kuball Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas
  • Robinson Henrique Scholz Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Palavras-chave:

Produção, Qualidade, Retrabalho, Motores Diesel.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo trazer a visão de como pequenas falhas de operação em uma linha de produção pode impactar em qualidade para o cliente, todavia, para que cliente esteja plenamente satisfeito com os padrões de qualidade do produto oferecido, precisa-se ser elaborados vários tipos de filtros, para minimizar erros durante o processo produtivo. O estudo foi realizado na área de produção e inspeção de qualidade, em uma empresa fabricante de motores diesel, MWM International, sediada na cidade de Canoas/RS. Durante o processo produtivo de motores, ocorrem falhas e defeitos ocasionando retrabalho, e isto gera custos de produção. Frente a isso, a necessidade de implantar processos de qualidade se faz relevante, almejando a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente. Para o desenvolvimento desta pesquisa em e o atingimento do objetivo proposto, foram construídos seguintes objetivos específicos: a) investigar como e por que estas falhas ocorrem; b) identificar quais as medidas de contenção para falhas de qualidade; c) propor melhorias no processo de produção. O método utilizado para esta pesquisa é o estudo de caso, com abordagem de cunho qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação direta, entrevistas semiestruturadas e documentos, cruzando assim as informações para uma melhor análise de dados aplicando a técnica de análise de conteúdo. O estudo aponta para uma viabilidade em se adequar o processo produtivo a ferramentas de qualidade utilizadas, reduzindo gastos com retrabalho e melhorando consideravelmente os resultados produtivos com os métodos de contenção de falhas utilizados.

DOI: 10.18226/23190639.v2n1.03

Biografia do Autor

Robinson Henrique Scholz, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Bacharel em Administração - Hab: Recursos Humanos; Mestre em Ciências Sociais e Doutorando em Ciências Sociais.

Professor e pesquisador no Unilasalle. Coordenador da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Kuball, G. L., & Scholz, R. H. (2014). INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 2(1), 47–71. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.