CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PARA A GERAÇÃO DA INOVAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METAL MECÂNICO AUTOMOTIVO DA REGIÃO DE CAXIAS DO SUL (RS)
Palavras-chave:
Esforços da firma para a geração da inovação, Proximidade Geográfica de Firmas e Instituições, InteraçãoResumo
Este artigo tem como objetivo identificar as características das atividades de P&D e de busca de informação e conhecimento para a geração de inovação das empresas do Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico Automotivo da região de Caxias do Sul (RS). As bases teóricas alicerçam-se, principalmente, na ideia da dinâmica de inovação no âmbito da abordagem sobre Sistemas de Inovação, Conhecimento, Interação e Aprendizagem. A investigação foi realizada no terceiro trimestre de 2012 por meio de uma survey com uma amostra de 67 empresas, correspondendo a 22% da população. Os dados da pesquisa foram tratados estatisticamente, por meio de análise de frequência. Os resultados indicaram que o comportamento, para a geração da inovação, apresenta relação com o porte das empresas, ou seja, médias e grandes e micro e pequenas. As diferenças revelam que, no grupo de micros e pequenas as atividades para a geração da inovação encontram-se num estágio embrionário, há baixos índices percentuais de receita aplicados, as atividades são eventuais, organizam-se internamente de uma maneira informal, não se relacionam com as universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam, basicamente de clientes para a busca de informações e conhecimento para a inovação. O grupo de médias e grandes opera com índices percentuais de receita mais elevados, as atividades são formais e contínuas, organizam-se internamente com planejamento, em geral, relacionam-se formalmente com universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam de clientes e de fornecedores para geração da inovação. Conclui-se que os grupos possuem comportamentos heterogêneos e que a proximidade geográfica entre firmas e instituições gera impactos distintos. Estar em um ambiente caracterizado como um APL, teoricamente mais propício à geração da inovação, não significa que os obstáculos das empresas de menor porte são superados, bem como, que a proximidade geográfica com instituições de ensino e pesquisa é elemento suficiente para a interação e, por conseguinte, da inovação.
DOI: 10.18226/23190639.v1n3.01
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.