DA LIDERANÇA TRADICIONAL À TITULARIDADE: DESVENDANDO O CASO DA SEMCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v12n2.07

Palavras-chave:

Dinâmicas Organizacionais, Ambientes Inovadores, Holdership, Holding, Liderança

Resumo

Objetivo: Este artigo explora o papel dos princípios de holdership nas dinâmicas organizacionais, com foco no caso da Semco, empresa brasileira reconhecida por suas práticas inovadoras. Os objetivos específicos são: analisar o alinhamento das práticas da Semco com os princípios de holdership; explorar as conexões conceituais entre a teoria do desenvolvimento emocional humano de Winnicott e o holdership; e investigar os impactos dessa abordagem em resultados individuais e organizacionais.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa é de natureza qualitativa e baseia-se na análise do caso Semco à luz dos princípios de holdership e da teoria de Winnicott, com foco na interpretação teórico-conceitual e observação de práticas organizacionais.

Originalidade/Relevância: O estudo contribui para a literatura ao propor o holdership como um referencial alternativo à liderança tradicional, promovendo um modelo organizacional mais inclusivo, sustentável e alinhado ao desenvolvimento humano e coletivo.

Principais Resultados/Descobertas: Os achados indicam que a ênfase da Semco em autonomia, senso de pertencimento, colaboração e responsabilidade compartilhada representa uma materialização dos princípios de holdership. Os resultados apontam para efeitos positivos como maior satisfação dos colaboradores, aumento da criatividade e inovação, e melhorias nas dinâmicas organizacionais.

Contribuições Teóricas e Práticas: O artigo amplia a compreensão do holdership como uma estrutura organizacional viável e humanizada. Também fornece implicações práticas para organizações que desejam promover ambientes de trabalho mais acolhedores, participativos e com maior engajamento coletivo. Ainda assim, adota uma perspectiva crítica ao reconhecer possíveis efeitos colaterais e desafios na aplicação do modelo.

Biografia do Autor

Anderson Sant'Anna, Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo

Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP). Professor da FGV Educação Executiva (FGV-SP) e FGV In-Company (FGV-BH). Pesquisador Produtividade em Pesquisa (PQ-CNPq). Brazilian Ambassador at the Management Executive Education Division (MED-AoM). Psicanalista-sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Pós-doutorando junto ao Programa de Pós-graduação em Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Administração, Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Filosofia pela Universidade Paulista (UNIP). Membro-fundador do Fórum Losófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública (ISCSP-ULisboa), Membro Adjunto do Instituto Sephora de Estudos de Orientação Lacaniana (UFRJ) e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF). Pesquisador do Centre de Recherche et D'intervention pour le Travail, L'efficacité Organisationnelle et la Santé - CRITEOS (HEC Montreal), do Núcleo de Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade - NOSS (CEFET-MG), do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho - NERHURT (Pucminas), do Núcleo de Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal - GeCaPEP (UFRRJ), do Grupo de Estudos sobre Universidade Empreendedora (UNIFEMM/EMBRAPA), da Linha de Investigação em Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional do Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) e da Rede Interorganizacional Colaborativa Pré-competitiva de Desenvolvimento de Políticas Públicas e Gestão em Saúde (IDrCC). É também Líder do Tema Liderança: Fundamentos, Abordagens e Desenvolvimento da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), na qual atuou como membro do Comitê Científico (2012-2017) e Líder do Tema Liderança (2010-2011). Sua trajetória acadêmica inclui participações no GEP 2003, no INSEAD (França); no PDEC 2006, da HEC Montréal (Canadá); no GCPCL 2009/2010, da Harvard Business School, em Boston (EUA) e Shangai (China). Tem como interesses de pesquisa e ensino as áreas de Comportamento Organizacional e Comportamento Humano nas Organizações, atuando, principalmente, nos temas: Gestão de Carreiras e Competências, Liderança, Qualidade de Vida no Trabalho e Estresse Ocupacional. 

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Sant’Anna, A. (2025). DA LIDERANÇA TRADICIONAL À TITULARIDADE: DESVENDANDO O CASO DA SEMCO. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(2). https://doi.org/10.18226/23190639.v12n2.07

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