Competências Empreendedoras para Cargos Técnicos Administrativos em Educação em ambientes de inovação: um estudo de caso do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade de Brasília.
A CASE STUDY OF THE TECHNOLOGY TRANSFER OFFICE OF THE UNIVERSITY OF BRASÍLIA
Palavras-chave:
Competências empreendedoras, NITs, PCCTAE, Inovação universitária, gestão da inovaçãoResumo
Objetivo: Este estudo analisa as competências empreendedoras exigidas dos servidores técnico-administrativos que atuam nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de universidades públicas federais, verificando sua aderência às atividades de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, conforme o Marco Legal da Inovação e o Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação (PCCTAE).
Método/Abordagem: Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, baseado na análise documental de legislações, normativas institucionais e dados do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), NIT da Universidade de Brasília (UnB). Estudo de caso.
Originalidade/Relevância: A pesquisa contribui para o debate sobre o papel dos servidores técnico-administrativos na inovação universitária, evidenciando a necessidade de alinhar suas competências às demandas dos NITs.
Principais Resultados/Conclusões: Os resultados indicam que, apesar da recente inclusão da inovação como eixo estratégico dos servidores técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), ainda há desafios quanto à capacitação e valorização desses profissionais na gestão da inovação universitária.
Contribuições/Implicações Teóricas/Metodológicas: O estudo reforça a importância de compreender as competências empreendedoras no contexto da administração pública, contribuindo para futuras pesquisas sobre inovação e gestão de NITs.
Contribuições Sociais/Gerenciais: A pesquisa sugere a necessidade de políticas institucionais para capacitação e fortalecimento dos servidores técnico-administrativos nos NITs, promovendo maior eficiência na gestão da inovação e no desenvolvimento tecnológico das universidades.
Referências
(CDT), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. 2025. Disponível em: https://cdt.unb.br/pt-br/institucional/sobre-o-cdt. Acesso em: 21 dezembro de 2025.
(CDT), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico. (2024). Relatório de gestão na forma de relato integrado 2023 - CDT/UnB. Decanato de Pesquisa e Inovação, Universidade de Brasília. Disponível em <https://www.cdt.unb.br/images/CDT/Arquivos/Relatorio_gestao_CDT/Relatorio_de_Gesto_2023.pdf>. Acesso em 28 de janeiro de 2025.
(OCDE), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO. Paris: European Union's Horizon, 2017. Disponível em: <https://wegov.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Competencias_Essenciais_Inovacao_Setor_Publico_OECD.pdf>. Acesso em 20 de janeiro de 2025.
Brasil. (2005) Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. DOU, Brasília, DF, 13 jan. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm>. Acesso em 21 de janeiro de 2025.
Brasil. (2004)Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. DOU, Brasília, DF, 3 dez. 2004. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/L10.973compilado.htm> Acesso em 21 de janeiro de 2025
Brasil. (2024). Medida Provisória nº 1.286 de 31 de dezembro de 2024. Altera dispositivos da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação. Diário Oficial da União. <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2024/Mpv/mpv1286.htm> Acesso em 26 de janeiro de 2025
de Oliveira Melo, F. G., & Silva, G. (2019). QUALIDADES DE LIDERANÇA PARA A INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES DO SETOR PÚBLICO| LEADERSHIP QUALITIES FOR INNOVATION IN PUBLIC SECTOR ORGANIZATIONS. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira de Gestão e Inovação), 121-143.
de Paula Neto, A., Emmendoerfer, M. L., & Corrêa, S. C. H. (2021). Intraempreendedorismo no setor público por meio de ações formativas e educativas das escolas de governo brasileiras. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 20(3), 558-585.
dos Reis, G. B., & Paixão, M. V. (2022). Técnico-administrativos em educação das IFES: carreira e institucionalidade. Revista Educar Mais, 6, 199-208.
Filion, L. J. (1993). Visão e relações: elementos para um metamodelo empreendedor. Revista de Administração de Empresas, 33, 50-61.
Guimarães, W. A., & Matos, L. R. (2023) GESTÃO DA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: a importância da administração de competências e habilidades de servidores inovadores. Gestão Pública.
Mesquita, R. F., & Matos, F. R. N. (2014). A abordagem qualitativa nas ciências administrativas: Aspectos históricos, tipologias e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Administração Científica, 5(1), 7–xx.
Munshi, N. (2005). LEADING FOR INNOVATION: THE IMPACT OF LEADERSHIP ON INNOVATION. Advanced Institute of Management Research.
Universidade de Brasília. (2017). Resolução do Conselho Universitário n. 0001/2017: Aprova emenda ao Estatuto da Universidade de Brasília; altera o Regimento Geral da UnB e dá outras providências. Universidade de Brasília. Disponível em <https://www.dpo.unb.br/images/phocadownload/dpr/estruturaorganizacional/unidadesadministrativas/DECANATO-DPI-CONSUNI-0001.2017.pdf> Acesso em 28 de janeiro de 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Frederico Ribeiro, Sônia Marise Salles Carvalho, Tiago Magalhães Machado, Tânia Cristina da Silva Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.


