UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DA PROPOSTA DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v12n1.03Palavras-chave:
Escritório de projetos, Núcleo de inovação tecnológica, NIT, Inovação, Universidade PúblicaResumo
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo de gestão em que o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) assume um novo papel dentro da Universidade.
Design/Método/Abordagem: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e foi classificada como aplicada, com foco na aplicação prática de novos conhecimentos para solucionar problemas relacionados à gestão da inovação em universidades públicas. O estudo considerou a crescente demanda por serviços na área da inovação e a necessidade de articulação do NIT com outros atores da UFES.
Originalidade/Relevância: O estudo propõe um novo modelo estrutural para o NIT, ampliando seu papel além da gestão da propriedade intelectual e aproximando-o das práticas de transferência de tecnologia, com impactos diretos nos laboratórios de pesquisa e nas interações com setores externos à UFES.
Principais Resultados/Descobertas: O modelo de gestão apresentado atribui ao NIT uma função estratégica no suporte aos processos de inovação, fortalecendo sua atuação junto aos laboratórios e à comunidade externa. A proposta amplia as possibilidades de atuação empreendedora e inovadora no ambiente acadêmico.
Implicações Teóricas e Metodológicas: O modelo contribui para a reflexão sobre novas formas de operacionalizar a inovação nas universidades públicas, especialmente ao propor uma abordagem mais integrada e prática, conectada às demandas sociais e de mercado.
Contribuições para a Sociedade e Organizações: A estrutura proposta estimula a comunidade acadêmica a desenvolver ações empreendedoras, promovendo a inovação por meio de atividades práticas em sala de aula, que se tornam espaços férteis para novas ideias e soluções aplicadas.
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