INOVATIVIDADE ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO INOVADOR EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO | ORGANIZATIONAL INNOVATIVENESS AND INNOVATIVE PERFORMANCE IN SUPERMARKETS: A MULTIPLE CASE STUDY
Keywords:
Inovatividade organizacional, Desempenho inovador, Supermercados.Abstract
Este trabalho tem como objetivo identificar as dimensões da inovatividade organizacional e o desempenho inovador em supermercados a partir da visão dos seus gestores e colaboradores. A pesquisa é de caráter descritivo, quali-quantitativo, aplicada por meio de um estudo de caso múltiplo em dois supermercados, com entrevista aos seus gestores e aplicação de questionário aos colaboradores. As principais conclusões foram: a identificação da presença de algumas dimensões da inovatividade organizacional e aspectos importantes relacionados a dimensões da teoria quanto a inovatividade, principalmente voltados a questão de relacionamentos, cultura e aprendizagem. Percebeu-se que os gestores são abertos para ideias de seus colaboradores, entretanto, nota-se a falta de envolvimento destes, mostrando pouca pró-atividade, necessitando assim, a contratação de agentes externos. Aprendizagem, liderança, cultura e relacionamentos são fatores que contribuem para a inovatividade, sendo que estes foram identificados em ambas as organizações, além disso, estas evidencias ocorreram com base nas respostas de gestores e funcionários.
DOI: 10.18226/23190639.v5n2.05
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