RELAÇÃO ENTRE STARTUP DE BASE TECNOLÓGICA E STAKEHOLDERS À LUZ DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA E TEORIA DA SALIÊNCIA | RELATIONSHIP BETWEEN STARTUP OF TECHNOLOGICAL BASIS AND STAKEHOLDERS IN THE LIGHT OF THE STRATEGY AS PRACTICE AND THEORY OF SALIENCE

Authors

  • Bruno Ribas Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Startups, estratégia-como-prática, teoria da saliência

Abstract

Neste artigo foram exploradas as atividades ligadas a harmonização de stakeholders ou partes interessadas de startups. O fato de o estudo ocorrer no contexto das startups se justifica pelo alto nível de incerteza que tais organizações estão sujeitas uma vez que estão inseridas em mercados de alto risco. O objetivo deste estudo foi compreender como ocorre o relacionamento entre uma startup e seus stakeholders, a partir da perspectiva da estratégia-como-prática e da teoria da saliência. Este estudo seguiu uma metodologia qualitativa, de caráter descritivo, empregando o método de estudo de caso único. A estratégica como prática (Whittington, 2002) por ter uma visão no qual a estratégia é realizada por meio dos atores e suas interações combinada com a análise da saliência de Mitchell, Agle & Wood (1997) permitiu identificar como cada stakeholder contribui com o desenvolvimento da Startup Z, além disso, foi possível apontar quais práticas e práxis são realizadas pelos praticantes e como suas práxis influenciaram no relacionamento com os seus stakeholders. Ainda, os marcos identificados permitem ter uma visão temporal em que os eventos ocorreram e como os stakeholders foram sendo engajados na ideia do negócio. Registra-se como limitação deste trabalho a impossibilidade de identificar todas as práticas realizadas pela Startup Z, porém priorizaram-se todas as ações que foram fundamentais para a operacionalização da empresa.

 

DOI: 10.18226/23190639.v8n1.01

 

Bruno Ribas Silveira*, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Brasil.

E-mail: bruno.ribas@posgrad.ufsc.br

 

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Brasil.

E-mail: rblavarda@gmail.com

 

 

 

 

 

 

Submetido: Maio 2019

Aceito: Outubro 2019

*Contato para Correspondência

 

 

Author Biographies

Bruno Ribas Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possuo graduação em Administração (2014) e mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (2017) pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente sou doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universitat de València (Espanha, 2008), título homologado pela FEA/USP (2009); Mestre em Organización y Dirección de Empresas pela Universidad Del Museo Social Argentino - UMSA (Buenos Aires), Título homologado pela UFSM (1998), Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1990). Consultora AdHoc da CAPES. Professora do Departamento de Ciências da Administração da UFSC na Graduação e Pós-Graduação (PPGA); Coordenadora de Pesquisa do CAD; Pesquisadora do Núcleo de Inteligência Competitiva Estratégica Organizacional em Marketing e Logística; Líder do Núcleo de Pesquisa: Estratégia, Gestão e Sustentabilidade e Líder do Grupo de Pesquisa SAP - Strategy As Practice - DGP-CNPq. Experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Organizacionais, atuando nos temas: Estratégia como Processo e Prática (Strategizing, Strategy as Process & Practice, Middle Manager, Open Strategizing), Processo de Tomada de Decisão Estratégica (Decision-making Process). Avaliadora de Congressos e Periódicos nacionais e internacionais.

Published

2020-08-29

How to Cite

Silveira, B. R., & Lavarda, R. A. B. (2020). RELAÇÃO ENTRE STARTUP DE BASE TECNOLÓGICA E STAKEHOLDERS À LUZ DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA E TEORIA DA SALIÊNCIA | RELATIONSHIP BETWEEN STARTUP OF TECHNOLOGICAL BASIS AND STAKEHOLDERS IN THE LIGHT OF THE STRATEGY AS PRACTICE AND THEORY OF SALIENCE. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 8(1), 1–24. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7389

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