A COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL| INTERNAL COMMUNICATION IN A HEALTHCARE PROVIDER AND ITS INFLUENCE ON ORGANIZATIONAL ENGAGEMENT

Authors

Keywords:

Comunicação Interna. Comprometimento Organizacional. Desenvolvimento.

Abstract

A comunicação é um fator de extrema importância para o desempenho das organizações, pois está relacionada à reputação da empresa e a maneira com que ela se relaciona com seus públicos. A comunicação interna é um elo entre as partes, ela é composta por diversas ferramentas que levam os funcionários a conhecerem e serem informados sobre o que está acontecendo na empresa. As informações, ao serem recebidas e interpretadas podem gerar influência no comportamento e desempenho das pessoas. Para que os funcionários se tornem comprometidos com seu trabalho, é necessário que recebam informações que permitam compreender os processos e objetivos da empresa. Este estudo tem como objetivo avaliar as contribuições da comunicação interna para o desenvolvimento do comprometimento dos funcionários, ou seja, analisar a influência da comunicação interna no comprometimento organizacional. A metodologia proposta é uma pesquisa de natureza qualitativa, de nível exploratório. A coleta dos dados foi realizada através de entrevista com pessoas que trabalham em uma empresa específica, prestadora de serviço, da Serra Gaúcha. Através das entrevistas, identificou-se o papel da comunicação nas empresas, para os entrevistados a comunicação interna causa impacto no comprometimento do funcionário e ocupa um lugar importante na estrutura organizacional. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos entrevistados destaca-se a comunicação entre os setores. Os respondentes também mencionaram os principais programas e canais de comunicação existentes na empresa, a eficácia das estratégias e os benefícios da comunicação empresarial.

 

 

DOI: 10.18226/23190639.v7n3.03

 

Magali Silveira de Jesus, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.

E-mail: msjesus1@ucs.br

 

Luciene Eberle, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.

E-mail: leberle@ucs.br

 

Juliana Matte*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.

E-mail: ju.cxs1@gmail.com

 

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo (UPF). Brasil.

E-mail: cassichais@gmail.com

 

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.

E-mail: pelayo.olea@gmail.com

 

Paula Patricia Ganzer, Faculdade Cenecista de Farroupilha (CNEC). Brasil.

E-mail: ganzer.paula@gmail.com

 

 

 

 

Submetido: Março 2019

Aceito: Junho 2019

*Contato para Correspondência

Author Biographies

Magali Silveira de Jesus, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Luciene Eberle, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Administração pela Associação Ampla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e Universidade de Caxias do Sul – UCS 

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração – UCS

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha

Pós-Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 70 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 109 artigos publicados em anais de eventos e 18 capítulos de livros publicados. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 71 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 07 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.

Published

2020-04-24

How to Cite

Jesus, M. S. de, Eberle, L., Matte, J., Chais, C., Olea, P. M., & Ganzer, P. P. (2020). A COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL| INTERNAL COMMUNICATION IN A HEALTHCARE PROVIDER AND ITS INFLUENCE ON ORGANIZATIONAL ENGAGEMENT. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 7(3), 63–82. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7196

Issue

Section

RBGI Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.