A COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL| INTERNAL COMMUNICATION IN A HEALTHCARE PROVIDER AND ITS INFLUENCE ON ORGANIZATIONAL ENGAGEMENT
Palavras-chave:
Comunicação Interna. Comprometimento Organizacional. Desenvolvimento.Resumo
A comunicação é um fator de extrema importância para o desempenho das organizações, pois está relacionada à reputação da empresa e a maneira com que ela se relaciona com seus públicos. A comunicação interna é um elo entre as partes, ela é composta por diversas ferramentas que levam os funcionários a conhecerem e serem informados sobre o que está acontecendo na empresa. As informações, ao serem recebidas e interpretadas podem gerar influência no comportamento e desempenho das pessoas. Para que os funcionários se tornem comprometidos com seu trabalho, é necessário que recebam informações que permitam compreender os processos e objetivos da empresa. Este estudo tem como objetivo avaliar as contribuições da comunicação interna para o desenvolvimento do comprometimento dos funcionários, ou seja, analisar a influência da comunicação interna no comprometimento organizacional. A metodologia proposta é uma pesquisa de natureza qualitativa, de nível exploratório. A coleta dos dados foi realizada através de entrevista com pessoas que trabalham em uma empresa específica, prestadora de serviço, da Serra Gaúcha. Através das entrevistas, identificou-se o papel da comunicação nas empresas, para os entrevistados a comunicação interna causa impacto no comprometimento do funcionário e ocupa um lugar importante na estrutura organizacional. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos entrevistados destaca-se a comunicação entre os setores. Os respondentes também mencionaram os principais programas e canais de comunicação existentes na empresa, a eficácia das estratégias e os benefícios da comunicação empresarial.
DOI: 10.18226/23190639.v7n3.03
Magali Silveira de Jesus, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: msjesus1@ucs.br
Luciene Eberle, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: leberle@ucs.br
Juliana Matte*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: ju.cxs1@gmail.com
Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo (UPF). Brasil.
E-mail: cassichais@gmail.com
Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.
E-mail: pelayo.olea@gmail.com
Paula Patricia Ganzer, Faculdade Cenecista de Farroupilha (CNEC). Brasil.
E-mail: ganzer.paula@gmail.com
Submetido: Março 2019
Aceito: Junho 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.