Big Data para a Gestão de Destinos Turísticos Inteligentes:
Análise de ferramentas disponíveis no Brasil
Palavras-chave:
Big Data; Destinos Turísticos Inteligentes; Tecnologia da Informação e Comunicação; Monitoramento do Turismo; Observatório de Turismo.Resumo
A evolução das TICs possibilitou o desenvolvimento de técnicas, processos e operações inteligentes. No turismo isso se evidencia no conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem na tecnologia um dos seus fundamentos. Entre os novos recursos tecnológicos aplicados aos DTIs, o Big Data se destaca por analisar dados produzidos com grande volume, variedade e velocidade. A pesquisa identificou 13 ferramentas baseadas em Big Data com utilização potencial para a gestão de DTIs no Brasil. A partir disso, de revisão bibliográfica e da análise documental de seus materiais de divulgação caracterizou seus canais de obtenção de dados, potenciais indicadores gerados e as suas condições de acesso. Como resultado principal apresenta uma sistematização de dados sobre elas que auxilia os gestores de destinos turísticos e os Observatórios de Turismo brasileiros a compreenderem melhor as suas características bem como a sua adequação ao perfil e às necessidades de cada destino.