Big Data para a Gestão de Destinos Turísticos Inteligentes:

Análise de ferramentas disponíveis no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Big Data; Destinos Turísticos Inteligentes; Tecnologia da Informação e Comunicação; Monitoramento do Turismo; Observatório de Turismo.

Resumo

A evolução das TICs possibilitou o desenvolvimento de técnicas, processos e operações inteligentes. No turismo isso se evidencia no conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem na tecnologia um dos seus fundamentos. Entre os novos recursos tecnológicos aplicados aos DTIs, o Big Data se destaca por analisar dados produzidos com grande volume, variedade e velocidade. A pesquisa identificou 13 ferramentas baseadas em Big Data com utilização potencial para a gestão de DTIs no Brasil. A partir disso, de revisão bibliográfica e da análise documental de seus materiais de divulgação caracterizou seus canais de obtenção de dados, potenciais indicadores gerados e as suas condições de acesso. Como resultado principal apresenta uma sistematização de dados sobre elas que auxilia os gestores de destinos turísticos e os Observatórios de Turismo brasileiros a compreenderem melhor as suas características bem como a sua adequação ao perfil e às necessidades de cada destino.

Biografia do Autor

Michel Bregolin, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Administração pelo Programa de Doutorado em Administração em Associação Ampla (PUCRS/UCS), Mestre em Turismo (UCS), Especialista em Gestão e Desenvolvimento Sustentável do Turismo (UCS), Especialista em Gestão Universitária (UCS), Bacharel em Turismo (UCS). Realizou Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade de Brasilia e Ministério do Meio Ambiente (UNB/MMA), Aperfeiçoamento em Ordenamiento Territorial pelo Magister em Gestión y Planificación Ambiental da Universidad do Chile (UCHILE), Chile e Estágio de Doutorado Sanduíche junto ao Centro CERMOSEM da Université Grenoble Alpes (UGA), França, como Bolsista CAPES/PDSE (Processo 88881.134063/2016-01). Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH) e dos cursos de graduação da Área de Hospitalidade e Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente desempenha a função de Coordenador no Núcleo de Inovação e Desenvolvimento (NID) ODITT (Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial). Membro Integrante da equipe vencedora do desafio Inov24hs do Les Doctoriales 2015 e Membro Integrante das Comissões Assessoras da Área de Turismo dos ENADES 2015 e 2018. Articulador da Rede Internacional de Turismo Científico no Brasil. Para mais informações consultar: www.inteligencia.tur.br

Matheus Dalsoto Smiderle, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bacharel em Turismo (UCS).

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Sambas e Turismos em Perspectiva Transdisciplinar