https://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/issue/feedRevista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2023-09-14T09:49:07-03:00Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidaderrvucs@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista <strong>Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade</strong>, com quatro números por edição, é um periódico acadêmico dedicado à reflexão e à discussão sobre o Turismo, Hospitalidade e temas transversais, cuja primeira edição circulou em 2009. </p> <p>A RRV-TH tem por missão abordar cientificamente, dando visibilidade e fomentando a discussão acadêmica, aspectos relacionados ao Turismo e a Hospitalidade, com foco na Educação, na Epistemologia, na Gestão, na Cultura e no Meio Ambiente.</p> <p>Seu escopo foi definido a partir de uma visão multidisciplinar dos fenômenos turístico, que reconhece suas implicações nas dimensões da hospitalidade e da mobilidade, e seus desdobramentos no planejamento público, na gestão ambiental e na gestão cultural, nas instituições, nos serviços, na economia, considerando a sustentabilidade em suas várias dimensões.</p> <p> </p>https://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/153A questão do Poder nos Estudos em Turismo:2023-04-04T22:00:50-03:00Juliana Ferreira da Silvafs.juliana1@gmail.comBruno Martins Augusto Gomesgomesbma@ufpr.brJosé Ricardo Vargas de Fariajrvfaria@gmail.comThiago Duarte Pimentelthiago.pimentel@ich.ufjf.br<p>Assim como ocorre com as definições sobre poder em geral, no turismo, existem diferentes teorias que conceituam e analisam o poder. Esse ensaio teórico tem o objetivo de destacar as abordagens teóricas dos estudos sobre o poder no turismo e correlacioná-las à Economia Política do Poder (EPP) enfatizando suas possíveis contribuições para o avanço desse tema de estudo no turismo. Diante disso, espera-se responder as seguintes perguntas: de que maneira o tema do poder é abordado nos estudos em turismo? Existem outras contribuições que podem ser apontadas para aprofundar tais investigações? Por meio de pesquisas bibliográficas realizadas em livros e em artigos científicos publicados entre os anos 2000 e 2018, os estudos sobre poder foram identificados em três correntes principais: poder local, poder multidirecional e poder a partir de hábitos dos sujeitos em interação. A partir disso, A EPP traz profundidade a alguns conceitos e faz uma contribuição semântica, ao constatar conceitos e ressaltar elementos que permitem a definição de características fundamentais do poder.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Juliana Ferreira da Silva, Bruno Martins Augusto Gomes, José Ricardo Vargas de Faria, Thiago Duarte Pimentelhttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/459Cadernos de Receitas: 2023-03-01T00:32:23-03:00Natália de Carvalho Teixeiranacartei@yahoo.com.brLarissa Laura Gonçalves Fernandes de Souzalarissa.laura@estacio.brFrederico Divino Diasfredivino@yahoo.com.br<p>O presente estudo toma por fio condutor o conhecimento e suas variantes, aplicando as teorias básicas à área da gastronomia. Entendendo esta área como um patrimônio humano intangível, este estudo se propôs a explicitar a existência de impactos sensoriais em preparações culinárias a partir da feitura por sujeitos com distintos conhecimentos. Utilizando como objeto de estudos cadernos de receitas familiares, os pesquisadores selecionaram quatro preparos que foram feitos e replicados em momentos distintos para, amparado em análises sensoriais, serem avaliados e comparados os níveis de aceitação pelo público. Tais comparações permitiram aos autores inferirem pontos observados acerca das variantes dos conhecimentos dos cozinheiros; mesmo possuindo ambientes, insumos e receitas idênticas, os preparos finalizados apresentaram-se de formas distintas. A subjetividade de cada sujeito se fez presente em cada uma das versões avaliadas, ou seja, os preparos não seguiram determinada padronização. Observou-se, por fim, novas lacunas de conhecimentos que novas pesquisas podem atuar.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Natália de Carvalho Teixeira, Larissa Laura Gonçalves Fernandes de Souza, Frederico Divino Diashttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/248Hospitalidade, Hospitabilidade e Ubuntu no Volunturismo2023-04-16T18:38:36-03:00Diego Ribeiro Santosdiego_rsantos@outlook.comMirian Rejowskimirwski@gmail.com<p>Neste artigo, apura-se a ocorrência da alteridade e da solidariedade como princípios fundantes da Hospitalidade e da Filosofia, e Ética relacional denominada <em>Ubuntu</em>, a partir experiência de volunturismo de brasileiros em países africanos, na região subsaariana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas com volunturistas que estiveram na África do Sul, Gana e Quênia. Encontraram-se características e atitudes hospitaleiras nas descrições realizadas pelos volunturistas sobre o modo como agiram com os comunitários tanto nas interações relativas à execução do trabalho voluntário quanto em outras vivências durante a viagem. Em relação à Hospitalidade africana, notou-se o impacto causado pela alegria, felicidade, gratidão e simplicidade dos residentes. Quanto aos aprendizados, mudanças de atitudes e transformações nos volunturistas em âmbito individual e coletivo observados, compreendeu-se que viver em comunidade significa apoiá-la por meio de atos de cooperação e respeito mútuo, valores presentes no espírito de <em>Ubuntu</em>.</p>2023-07-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Diego Ribeiro Santos, Mirian Rejowskihttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/586Pequenos consumidores no Turismo: 2023-05-28T19:10:47-03:00Lílian Almeida Gomes Ribeirolilian.almeida@gmail.comMirian Cristina Vidal da Rochamirianala@yahoo.com.brJoão Victor Hortenciojvhsilva@id.uff.brLaissa Pachecolaissapacheco@id.uff.brMarilia dos Santos Aragão de Carvalhomariliaaragao@ymail.com.br<p>Viajar é, cada vez mais, uma prática realizada pelo ser humano, dado que o turismo alcançou um lugar de destaque na sociedade. Muitas das vezes, o viajante necessita de planejamento prévio e até mesmo durante a viagem, por conta das diversas características das pessoas e situações ocorridas no local de destino. Entretanto, quando se insere bebês e crianças nessa equação, o sistema tende a se tornar ainda mais complexo. Por esse motivo, este trabalho foi produzido de maneira que se pudesse investigar as possíveis adequações causadas devido à presença de crianças nas viagens familiares. Para isso, usou-se a pesquisa de natureza exploratória e abordagem de métodos mistos [qualitativo e quantitativa]. No que diz respeito à coleta de dados, aplicou-se um questionário online. Os resultados mostram o perfil das pessoas que viajam com seus filhos, a modificação do comportamento após a chegada das crianças, os itens mais importantes para o processo do planejamento de uma viagem em família, as dificuldades encontradas ao longo do caminho e como elas podem ser melhoradas.</p> <p>Viajar é, cada vez mais, uma prática realizada pelo ser humano, dado que o turismo alcançou um lugar de destaque na sociedade. Muitas das vezes, o viajante necessita de planejamento prévio e até mesmo durante a viagem, por conta das diversas características das pessoas e situações ocorridas no local de destino. Entretanto, quando se insere bebês e crianças nessa equação, o sistema tende a se tornar ainda mais complexo. Por esse motivo, este trabalho foi produzido de maneira que se pudesse investigar as possíveis adequações causadas devido à presença de crianças nas viagens familiares. Para isso, usou-se a pesquisa de natureza exploratória e abordagem de métodos mistos [qualitativo e quantitativa]. No que diz respeito à coleta de dados, aplicou-se um questionário online. Os resultados mostram o perfil das pessoas que viajam com seus filhos, a modificação do comportamento após a chegada das crianças, os itens mais importantes para o processo do planejamento de uma viagem em família, as dificuldades encontradas ao longo do caminho e como elas podem ser melhoradas.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Lílian Almeida Gomes Ribeiro, Mirian Cristina Vidal da Rocha, João Victor Hortencio, Laissa Pacheco, Marilia dos Santos Aragão de Carvalhohttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/167A Institucionalização da participação no Planejamento do Turismo2022-12-23T19:54:13-03:00Paulo Henrique Ferreira Lacerdapaulolacerdatur@gmail.comAna Valéria Endresave@academico.ufpb.brAndréa Leandra Porto-Salesportosalesufpb@gmail.com<p>Diante da complexidade da descentralização da atuação do Estado na condução do turismo, a participação política da sociedade é colocada positivamente nos processos de produção de políticas públicas. E os Conselhos Municipais de Turismo são a materialização desse contexto. No entanto, essa participação ainda precisa ser mais bem compreendida. Por isso, recorremos à teoria institucional sociológica para entender esses processos de maior ou menor institucionalização da participação. Assim, a pesquisa investigou a institucionalização da participação no planejamento do turismo em Petrolândia, Pernambuco [Brasil]. Realizamos uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa. Concluímos que a participação é uma condição muito mais imposta pela política nacional do que condicionada pela construção das relações e afinidades pessoais entre os indivíduos responsáveis pela sua condução local do turismo.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Paulo Henrique Ferreira Lacerda, Ana Valéria Endres, Andréa Leandra Porto-Saleshttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/515El discurso del retiro turístico para la sociedad italiana: 2023-04-14T11:25:16-03:00Pablo Uria-Vallepablouria@outlook.comGemma Alvarez-Madariagagemmamadariaga@outlook.com<p>El objetivo de este estudio fue analizar los motivos de la sociedad italiana para realizar el Camino del Santiago. 60 peregrinos italianos cumplimentaron un cuestionario a su paso por la ciudad de Avilés (Asturias). Los resultados mostraron una disminución de las motivaciones exclusivamente religiosas, así como un aumento de las motivaciones por razones de salud física y mental, de contacto con otras culturas o de desconexión. Todo ello refuerza el crecimiento de un perfil de peregrino en busca de nuevas vías de escape que le llevan a realizar un turismo de retiro.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Pablo Uria-Valle, Gemma Alvarez-Madariagahttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/158Investigando a Interação Anfitrião-Convidado no Airbnb 2023-04-18T17:44:00-03:00İbrahím A. Özenakinozen@gmail.comEbru Günerenebruguneren@nevsehir.edu.trArif Akpinararifakpinar06@gmail.com<p>O estudo tem como objetivo examinar as avaliações de hóspedes com experiência com o Airbnb nas cidades de Atenas, Tóquio e Cidade do México, em termos de interação anfitrião-hóspede. Pretende-se avaliar sua satisfação, intensão de repetir e recomendar a experiência, devido a sua profundidade e amplitude da cordialidade do anfitrião. Adota-se uma abordagem interpretativa, com método misto. Ou seja, o estudo combina a técnica de extração de tópicos, empregando big data online, para avaliar temas e padrões emergentes. O artigo destaca, primeiramente, a sinceridade da comunicação em frases com o nome do host enfatizado. Por outro lado, a natureza responsiva e comunicativa do anfitrião melhora a simpatia ao longo do tempo, o que afeta a experiência, a satisfação, a recomendação e a revisita. Por fim, os anfitriões do Airbnb são vistos como intermediários da cultura local. Em nossa pesquisa, um léxico específico para nosso tópico de pesquisa [comunicação convidado-host] foi criado usando técnicas de extração de tópicos, Tf*Idf e extração de entidades nomeadas. O léxico criado pode ser utilizado em outros estudos na área. Além disso, concluímos que o uso do nome dos anfitriões nas avaliações dos hóspedes é um importante atributo de interação. Os achados deste estudo fornecem importantes implicações gerenciais para hotelaria e para os anfitriões do Airbnb que tentem interagir com os hóspedes com maior competência. Daí o estudo sugerir que a comunicação deve conter informações diversas e precisas, o anfitrião devendo ser amigável e comunicativo, respondendo o mais rápido possível às demandas do hóspede.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 İbrahím A. Özen, Ebru Güneren, Arif Akpinarhttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/472Best Destinations for Women:2023-03-07T12:32:30-03:00Ivaneli Schreinert dos Santosivaneli@usp.brDianine Censondianinecenson@gmail.com<p>Ainda que sejam maioria no setor do turismo, observa-se que, ao viajar, mulheres de todo o mundo compartilham inseguranças e constrangimentos. Também, sabe-se que a comunicação virtual pode tornar-se uma aliada no processo de fortalecimento da autonomia da viajante. Partindo dessas reflexões, o objetivo deste estudo foi explorar as indicações e informações disponíveis nos sites mais visíveis encontrados na plataforma Google®, quando se busca sobre ‘melhores destinos para as mulheres’, a fim de compreender essa comunicação e seu possível processo de fortalecimento da autonomia feminina em viagens, traçando uma analogia com o conceito de Conteúdo Gerado pelo Usuário [CGU]. Foram codificados os textos contidos em 100 listas de destinos para mulheres, disponíveis online; realizou-se a Classificação Hierárquica Descendente [CHD]; e procedeu-se à análise interpretativa dos resultados. Quatro classes representavam aquilo que estava sendo apresentado nos sites: Turismo de natureza: aventura e sol e praia; Turismo urbano e seus atrativos; Segurança e a viagem solo; Segurança e espaços públicos. Retomando o conceito de CGU, apreende-se que os relatos e indicações, por terem sido produzidos por mulheres viajantes comuns, são permeados de confiabilidade e segurança. Com isso, foi possível perceber que a maior parte das indicações não é baseada em dados que tornam de fato os destinos citados as melhores opções para o público feminino. Por outro lado, foi possível encontrar motivações, interesses, dicas, relatos, escolhas de construção textual, contradições, pressupostos, e aquilo que compunha os relatos das autoras das listas. Sugere-se análises que se aprofundem na inter-relação do papel da mídia, a mulher como parcela representativa dos viajantes, os relatos pessoais, e os destinos turísticos.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ivaneli Schreinert dos Santos, Dianine Censonhttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/333Mulheres viajantes e o uso da plataforma digital de hospedagem Sisterwave: 2023-02-06T10:59:42-03:00Juliana de Fátima Xavier do Nascimentojulianaxavier.ufjf@gmail.comEdilaine Moraesedilaineturmoraes@hotmail.comKerley Alveskerley@ufop.edu.br<p>Dos primeiros registros de viajantes, ainda no século XIX, aos relatos virtuais de suas jornadas, na contemporaneidade, as mulheres têm demonstrado crescente interesse em enfrentar desafios para vivenciar e escrever suas próprias histórias de viagens. Devido a tais demanda, nota-se no turismo um crescimento no uso de tecnologias digitais segmentadas para o público feminino. Esse é o caso da plataforma digital de hospedagem Sisterwave, que inspira este artigo a analisar as motivações, as percepções, os anseios e os receios das mulheres que fazem uso desse modelo de negócio. Com base em pesquisa qualitativa, foi utilizada a netnografia, o que permitiu realizar levantamentos bibliográficos, observações em grupos on-line sobre viagens femininas e entrevistas com usuárias da Sisterwave. Os principais resultados alcançados indicam anseios e receios das mulheres viajantes e anfitriãs cadastradas na Sisterwave, além das suas percepções em relação à experiência e à relevância da referida plataforma digital no processo de tomada de decisões sobre a viagem.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Juliana de Fátima Xavier do Nascimento, Edilaine Albertino de Moraes, Kerley dos Santos Alveshttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/558Actores y redes: 2023-07-20T17:58:58-03:00Sávio Feitosa de Sásavio-1503@live.comJesús Antonio Madera Pachecojmadera@uan.edu.mxDagoberto De Dios Hernándezdagobertodediosh@gmail.comFabián Alejandro Gerónimo Castillofabian.geronimo@correo.buap.mx<p>La importancia de los ecomuseos reside en la potencia que poseen como cohesionadores sociales y, al mismo tiempo, como referente en un espacio territorial dotado de identidad a partir de las relaciones entre los actores involucrados. En este artículo se explora la importancia del Gobierno como actor fundamental en la consolidación de este tipo de proyectos que, aunque su finalidad es social, está condicionada por la cantidad de recursos económicos y estrategias de difusión que les da el financiamiento gubernamental. A partir de una metodología cualitativa que utiliza la observación y las entrevistas, se ha mapeado los actores involucrados en este tipo de proyecto, para luego, con el apoyo de un software de prospectiva estratégica explicar la importancia del Gobierno como actor fundamental de los proyectos museísticos de este tipo. Se concluye que a pesar de la centralidad del Gobierno en la existencia del Ecomuseo de Tepic, Nayarit, México, es necesario implementar estrategias que complementen la cohesión social y potencien los procesos de identidad comunitaria entre los actores, apropiación del territorio y la promoción de la cultura.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Sávio Feitosa de Sá, Jesús Antonio Madera Pacheco, Dagoberto De Dios Hernández, Fabián Alejandro Gerónimo Castillohttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/160Levantamento e mapeamento de iniciativas de turismo em territórios indígenas no Brasil2022-12-23T19:52:54-03:00Sandra Dalila Corbaricorbarisandra31@gmail.comMayara Roberta Martinsmayara.martinsfurg@gmail.com<p>O turismo é importante atividade econômica para os povos indígenas, no entanto, faz-se mister compreender a magnitude e amplitude do mesmo, ao envolver povos indígenas no Brasil. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo realizar um levantamento das práticas de turismo em Terras Indígenas, no País. O levantamento foi realizado em bancos de dados, utilizando princípios da técnica ‘bola de neve’, em sites oficiais, complementados com dados empíricos. Assim, foi possível realizar levantamento e mapeamento das práticas, representando importante esforço para o entendimento da dimensão do turismo indígena no Brasil, com potencial de contribuir para novas pesquisas, políticas públicas e articulações dos povos indígenas.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Sandra Dalila Corbari; Mayara Roberta Martinshttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/675Gastronomia Regional:2023-07-11T16:55:34-03:00Vanessa Andradevanessa.andrade1804@yahoo.com.brVania Beatriz Herédia vbmhered@gmail.com<p>A cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grade do Sul [Brasil], destaca-se pela cultura marcada por sua formação histórica, que remonta à imigração italiana no Sul do Brasil na segunda metade do século XIX. O presente estudo traz para a discussão o como que a cidade, que construiu sua identidade culinária a partir de herança cultural itálica, recebe um restaurante que oferece como prato destaque o denominado “Bauru à Moda Caxiense”, cujos ingredientes reúnem, além do pão, cortes de filé mignon, queijo e presunto, molho de tomate e, na sua finalização, molho verde, preparado com ervas frescas. A trajetória do restaurante, inserido na oferta gastronômica local pela habilidade de seu idealizador, é reconstruída na presente pesquisa tendo como metodologia a História Oral. Os resultados do estudo evidenciam o resgate do processo bem-sucedido de inclusão do referido Bauru como um prato marca da cidade, inclusive na oferta turística. O estudo mostra a sustentação de hábitos de herança itálica que a cidade preserva, mas também a força de novas ofertas culinárias, com igual destaque na localidade, trazendo para análise a importância da inovação das tradições locais.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Vanessa Andrade, Vania Beatriz Herédia https://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/492Os efeitos do valor percebido dos ícones na intenção comportamental: 2023-05-08T10:18:50-03:00Nuray Ekerneker@subu.edu.trBurhanettin Zenginbzengin@subu.edu.tr<p>Os ícones são elementos religiosos importantes para o cristianismo, assim como elementos de atração para as viagens turísticas, especialmente nos roteiros culturais e nos roteiros relligiosos. Esses atrativos, herdados de séculos anteriores, também são objeto de pesquisas científicas. Embora as questões de ícones sejam frequentemente discutidas no campo da história da arte, tem-se observado que os mesmos não têm maior atenção nos estudos de turismo. Ao contrário de seus congêneres, o tema dos ícones é tratado neste estudo com o paradigma do turismo, o que revela a importância do estudo. No contexto de buscar determinar os efeitos do valor percebido em relação aos ícones, associados as intenções comportamentais dos turistas, foi desenhada a pesquisa empírica, utilizando-se métodos de pesquisa quantitativa. Os dados foram coletados com o auxílio de uma escala desenvolvida com base na literatura. Os dados primários foram obtidos através da aplicação do questionário a 507 turistas nacionais e 525 estrangeiros, que acabavam de visitar o Museu ao Ar Livre de Göreme (Cappadocia, Turquia). Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS. A análise de regressão foi utilizada para determinar o valor explicativo do valor percebido dos ícones, como variável independente da pesquisa, e sobre as intenções comportamentais, como variáveis dependentes. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, determinou-se que o valor dos ícones, percebido pelos turistas, contribui significativamente para explicar a intenção comportamental. Várias sugestões foram apresentadas dependendo dos resultados da pesquisa. Espera-se que este estudo contribua para preencher uma lacuna importante na literatura, e abra caminho para estudos futuros semelhantes.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Nuray Eker, Burhanettin Zenginhttps://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/210O Panorama da pesquisa sobre Blockchain no Turismo: 2023-02-27T17:26:58-03:00Giovanna Pannogiovanna.panno@usp.brDebora Cordeiro Bragabragadc@usp.br<p>O presente estudo visa ampliar as discussões sobre o Blockchain no turismo, utilizando-se do método descritivo com abordagem qualitativa. Foram analisadas as publicações do Google Acadêmico, onde o universo de 67 estudos foi construído com publicações entre janeiro de 2020 e abril de 2021, das páginas em português, contendo os termos <Turismo> e <Blockchain>. As análises consideraram: tipo de publicações, ano, assunto, método, área científica e meio de publicação. A aproximação do texto com os temas Turismo e Blockchain foram baseadas nas frequências dos respectivos termos ao longo das pesquisas. Os resultados mostram que apesar da utilização do Blockchain na área de turismo ser evidenciada, ainda são incipientes as pesquisas em português, especialmente no que se refere às publicações em periódicos científicos. Este artigo revela também como outras áreas de pesquisa podem contribuir para o desenvolvimento do tema e subsidiar estudos acerca de sua aplicação em serviços de turismo.</p>2023-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Giovanna Panno, Debora Cordeiro Braga