Contribuições da inteligencia artificial para o turismo

Autores/as

  • Ana Paula dos Santos Porto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valdir Neri França Júnior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Pozzebon Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Inteligência artificial, Turismo, Revisão bibliográfica

Resumen

Este artigo objetiva trazer à luz as contribuições da inteligência artificial ao turismo. Através de uma revisão bibliográfica na base de dados Scopus, identificou-se 1108 publicações, chegando à seleção final de 88 artigos após aplicação de 5 critérios de inclusão. Destas publicações, 27 apontaram que as contribuições da IA no turismo estão direcionadas às áreas que abordam previsões e processamento de dados, e 19 apontam contribuições na automação de processos e também robótica, principalmente com uso de chatbots para atendimento. Os resultados apontam que o turismo é adotante dos benefícios da IA, com diversos campos desguarnecidos com potencial de exploração.

Biografía del autor/a

Ana Paula dos Santos Porto, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista. Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5079037726181138. E-mail: anapsantosporto@gmail.com

Valdir Neri França Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado. Mestrando, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6145094456908403. E-mail: valdirnerifrancajunior@gmail.com

Eliane Pozzebon, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora. Professora na Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9999217523842385.E-mail: eliane.pozzebon@ufsc.br

Publicado

2023-12-22