Estágio e Mercado de Trabalho
Percepções dos alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria de Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro [Brasil]
Palabras clave:
Formação Profissional, Estágio, Formação Superior, Turismo, EducaçãoResumen
O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos dos cursos superiores de Turismo e Hotelaria das instituições de ensino superior (IES) do Rio de Janeiro sobre os estágios e as demandas do mercado de trabalho. A abordagem do tema se dá em um momento que se faz necessário entender a relação entre a formação superior e as exigências do mercado. Como procedimentos metodológicos, foi realizada de 21 de fevereiro a 31 de março de 2019, uma pesquisa quantitativa online do tipo survey, com 169 graduandos das IES de Turismo e Hotelaria do Rio de Janeiro que estavam realizando estágio ou já haviam finalizado. Os principais resultados foram: a concentração da oferta de estágios no setor privado; satisfação dos discentes com a experiência de estágio, interesse dos graduandos por uma maior oferta de vagas de estágios e também em dar continuidade à sua experiência profissional na mesma organização. Contudo, o ponto de atenção recai sobre a baixa retenção dos estudantes que estagiam nas empresas.