Estágio e Mercado de Trabalho

Percepções dos alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria de Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro [Brasil]

Autores

  • Deborah Moraes Zouain UNIGRANRIO
  • Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt UNIGRANRIO
  • Renan Ribeiro da Silva UNIGRANRIO
  • Gabriela De Laurentis Cardoso UERJ

Palavras-chave:

Formação Profissional, Estágio, Formação Superior, Turismo, Educação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos dos cursos superiores de Turismo e Hotelaria das instituições de ensino superior (IES) do Rio de Janeiro sobre os estágios e as demandas do mercado de trabalho. A abordagem do tema se dá em um momento que se faz necessário entender a relação entre a formação superior e as exigências do mercado. Como procedimentos metodológicos, foi realizada de 21 de fevereiro a 31 de março de 2019, uma pesquisa quantitativa online do tipo survey, com 169 graduandos das IES de Turismo e Hotelaria do Rio de Janeiro que estavam realizando estágio ou já haviam finalizado. Os principais resultados foram: a concentração da oferta de estágios no setor privado; satisfação dos discentes com a experiência de estágio, interesse dos graduandos por uma maior oferta de vagas de estágios e também em dar continuidade à sua experiência profissional na mesma organização. Contudo, o ponto de atenção recai sobre a baixa retenção dos estudantes que estagiam nas empresas.

Biografia do Autor

Deborah Moraes Zouain, UNIGRANRIO

Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias-RJ, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio.

Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt, UNIGRANRIO

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias-RJ, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio.

Renan Ribeiro da Silva, UNIGRANRIO

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias-RJ, Brasil. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio.

Gabriela De Laurentis Cardoso, UERJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Duque de Caxias-RJ, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio.

Downloads

Publicado

2022-12-13