Destinos Turísticos Inteligentes e a Experiência dos Turistas:

Umas revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de Turismo

Autores

Palavras-chave:

Destinos Turísticos Inteligentes, Turismo Inteligente, Experiência do Turista, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

Com maior uso e acesso às novas tecnologias, notadamente a computação em nuvem, a realidade virtual e aumentada, as tecnologias móveis e a adoção de mídias sociais, o conceito de inteligência passou a ser mais explorado, expandindo-se dos objetos e ganhando cenários mais amplos, como as cidades e tudo isso, através da integração dessa tecnologia de comunicação e informação com a infraestrutura física. Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são localidades que utilizam a base das cidades inteligentes para suportar a mobilidade, hospedagem, alimentação e entretenimento, almejando proporcionar uma melhor experiência aos turistas. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo principal revisar de forma sistemática as publicações científicas brasileiras, buscando identificar como tem sido estudada a relação entre os DTI e a experiência turística.  Dentro da metodologia escolhida, foi feita uma adaptação do modelo de Costa e Zoltowski (2014) e como critério de escolha da base de dados foi considerada a lista de periódicos nacionais desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH-USP. Após a seleção dos artigos, foi feita a extração dos dados através de uma planilha Google para a construção do corpus de análise e posterior processamento no software Iramuteq. Baseando-se nos dados obtidos, a análise dos resultados mostrou que apesar de existir uma nítida evolução das pesquisas em DTI e a experiência turística, os destinos estudados ainda estão em processo de tornarem-se de fato um DTI, com fatores favoráveis e elementos em desenvolvimento para o alcance do nível de inteligência do destino. Com os achados da pesquisa fez-se uma análise tomando como base algumas dimensões, tais como: Dimensão Experiência, Dimensão Gestão e Desenvolvimento e Dimensão Metodológica para assim, poder entender como andam os estudos dessas temáticas.

Biografia do Autor

Marilia Paes-Cesario, UFRN

Doutoranda em Turismo, pelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2006), com dissertação sobre a experiência de uso do espaço urbano pela Atividade Turística (Rio Capibaribe); Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo (UPE - 2002) pela Universidade de Pernambuco (com pesquisa sobre a Qualidade no Atendimento) e Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 1999). Tem 19 anos de experiência na docência em IES do Recife e também foi coordenadora de Cursos de Turismo (FACOTTUR) e de Eventos (FACULDADE SENAC). Também deu aula em cursos de pós-graduação, sempre na área de turismo e hotelaria. Foi professora Formadora e Coordenadora do EAD do Governo do Estado, atuando nos cursos de Hospedagem e Eventos. Além de ter atuado como docente da UFPE (substituta) nos cursos de Hotelaria e Turismo do DHT - Departamento de Hotelaria e Turismo em 2017 e 2018. Com conhecimento e atuação nas áreas de Gestão, Qualidade & Inovação, atua hoje como consultora de qualidade em atendimento em restaurantes, bares e hotéis, capacitando a mão de obra da cadeia produtiva do turismo e trabalhando a gestão com o uso de estratégias de Customer Success. Em 2020.2 foi aluna especial da EACH/USP, cursando 3 disciplinas do doutorado em Turismo e também aluna especial do Programa de Pós-graduação em Turismo da UFRN, cursando a disciplina de Tecnologia da Informação: teorias e tendências.

Maria Valeria Araujo, UFRN

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente exerce a função de chefe do Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como professora adjunta desde 2008. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em: Mercadologia, Logística, Recursos Humanos e Administração Geral. Líder do grupo de pesquisa Método do Caso - UFRN. Dentre as principais áreas de interesse estão: Estratégia, Casos Para Ensino, Interface Marketing-Logística, Turismo.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Sambas e Turismos em Perspectiva Transdisciplinar